Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como foi a Data Fifa dos adversários da seleção na 1ª fase da Copa-2022?

Aleksandar Mitrovic comemora gol da Sérvia, adversária do Brasil na Copa-22 - Srdjan Stevanovic/Getty Images
Aleksandar Mitrovic comemora gol da Sérvia, adversária do Brasil na Copa-22 Imagem: Srdjan Stevanovic/Getty Images

14/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Copa do Mundo-2022 está chegando. No tempo cronológico, faltam pouco mais de cinco meses para o seu pontapé inicial. Mas, para as seleções que estão se preparando para a competição, esse período é bem mais curto.

Os 32 times que vão ao Qatar só terão mais uma Data Fifa, em setembro, para testarem jogadores e ajustarem suas formações antes da convocação definitiva para o torneio mais importante de futebol do planeta.

Por isso, os compromissos das seleções neste começo de mês foram tão importantes. O Brasil foi a campo duas vezes e saiu vitorioso de ambos os jogos. Primeiro, goleou a Coreia do Sul por 5 a 1. Depois, bateu o Japão por 1 a 0.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo o que Sérvia, Suíça e Camarões, seleções que vão medir forças com o time de Tite durante a fase de grupos no Mundial, fizeram ao longo das duas últimas semanas.

SÉRVIA
enfrenta o Brasil no dia 24/11, em Lusail
02/06 - Sérvia 0 x 1 Noruega
05/06 - Sérvia 4 x 1 Eslovênia
09/06 - Suécia 0 x 1 Sérvia
12/06 - Eslovênia 2 x 2 Sérvia

Desfalcada da sua principal estrela, o centroavante Dusan Vlahovic, da Juventus, que terminou a temporada machucado e ainda se recupera de uma pubalgia, a primeira adversária da seleção no Mundial do Qatar iniciou sua participação na Liga das Nações com quatro compromissos contra equipes que não vão à Copa e conseguiu apenas duas vitórias.

A Sérvia perdeu em casa para a Noruega de Erling Haaland (o autor do gol) e empatou fora contra a Eslovênia. No entanto, as duas vitórias que obteve foram bem convincentes: uma goleada como mandante sobre os eslovenos e um 1 a 0 ante a forte Suécia, como visitante.

O destaque individual nesta Data Fifa foi o camisa 10 e capitão Dusan Tadic, que distribuiu três assistências e participou ativamente de quase 50% dos gols anotados pela equipe. O grandalhão Aleksandar Mitrovic, autor de dois tentos, do Fulham, mostrou mais uma vez que é um reserva bem eficiente para Vlahovic.

Apesar de ter mudado bastante a escalação de uma partida para outra, o técnico Dragan Stojkovic fez questão de manter o mesmo desenho tático nos quatro compromissos de junho. Em todos eles, a Sérvia jogou com uma linha de três na defesa, quatro meio-campistas, dois homens fazendo a ligação com o ataque e um camisa 9 de referência.

SUÍÇA
enfrenta o Brasil no dia 28/11, em Doha
02/06 - República Tcheca 2 x 1 Suíça
05/06 - Portugal 4 x 0 Suíça
09/06 - Suíça 0 x 1 Espanha
12/06 - Suíça 1 x 0 Portugal

Rival do Brasil na fase de grupos pela segunda Copa consecutiva, a Suíça teve uma Data Fifa desastrosa e já vai despontando como seríssima candidata ao rebaixamento no Grupo 2 da primeira divisão da Liga das Nações.

Os helvéticos emendaram três derrotas consecutivas, uma delas, uma dolorosa derrota por 4 a 0 para o Portugal, e só salvaram a honra no seu último jogo de junho, quando venceram, curiosamente, a mesma seleção de Cristiano Ronaldo que lhes haviam machucado uma semana antes.

O técnico Murat Yakin aproveitou os compromissos deste mês para analisar as opções que tem em mãos. Talvez a maior prova disso é que utilizou três dos quatro goleiros que foram convocados: o titular Yann Sommer (Borussia Mönchengladbach) e os reservas Gregor Kobel (Borussia Mönchengladbach) e Jonas Omlin (Montpellier).

A Data Fifa também serviu para testar a possibilidade de a Suíça deixar o seu habitual esquema 4-3-3 para atuar eventualmente no 4-2-3-1, com Xherdan Shaqiri (Chicago Fire) deixando a ponta direita para fazer o papel de camisa 10, ou mesmo no 4-4-2, com Noah Okafor (Red Bull Salzburg) se juntando a Haris Seferovic (Benfica) ou Breel Embolo (Borussia Mönchengladbach) na área adversária.

CAMARÕES
enfrenta o Brasil no dia 02/12, em Lusail
09/06 - Burundi 0 x 1 Camarões

Ao contrário das seleções europeias, que tiveram calendário cheio neste começo de mês, o derradeiro adversário do Brasil no Grupo G do Mundial só foi a campo uma única vez nesta Data Fifa.

Camarões estreou nas eliminatórias da Copa da África com uma vitória magra sobre Burundi. Mas, originalmente, essa era para ter sido sua segunda partida no qualificatório. A primeira, contra o Quênia, inicialmente programa para o último dia 4, foi cancelada porque seu rival está suspenso pela Fifa por interferência do governo na federação de futebol.

Sem muitas possibilidades de teste por conta do calendário enxuto, o técnico Rigober Song escalou uma seleção não muito diferente da que deve ser utilizada na Copa do Qatar-2022.

O esquema tático adotado pelos camaroneses é o 4-2-3-1. Mas a surpresa para quem acompanha futebol europeu é que, nessa formação, Eric Choupo-Moting, do Bayern de Munique, não é centroavante, mas sim o "camisa 10". Quem faz a função de atacante mais avançado é Vincent Aboubakar, ex-Porto, que atualmente joga na Arábia Saudita (Al-Nassr).