Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Medo da reserva afasta Richarlison do Real e deve prendê-lo à Inglaterra

Richarlison não deve ir para o Real Madrid por medo de perder espaço na seleção - Lucas Figueiredo/CBF
Richarlison não deve ir para o Real Madrid por medo de perder espaço na seleção Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

13/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Disputar a primeira Copa do Mundo da sua carreira é a prioridade de Richarlison na temporada 2022/23. E esse fator deve ser decisivo na escolha que o atacante brasileiro terá de fazer nesta janela de transferências.

O "Blog do Rafael Reis" apurou que, apesar do interesse do Real Madrid em contratá-lo, o jogador está receoso em trocar o Everton pelo vencedor da Liga dos Campeões da Europa por acreditar que essa mudança pode ameaçar sua ida para o Qatar-2022.

O ex-atleta do Fluminense realmente deseja ser vendido pelo clube de Liverpool nas próximas semanas. Mas a proposta que mais lhe agrada é se transferir para um outro time da Inglaterra: Tottenham ou Chelsea.

Além de já estar adaptado ao estilo de jogo da Premier League, onde atua desde 2017, Richarlison acredita que não corre risco de ficar esquecido no banco de reservas caso vá para alguma das equipes londrinas que querem contar com seu futebol.

Mas o atacante não tem tanta certeza assim que o mesmo aconteceria no Real. A menos que mudasse radicalmente de posição e passasse a jogar como ponta direita, o brasileiro teria de brigar por um lugar no time com Karim Benzema (centroavante) ou Vinícius Júnior (ponta esquerda).

O problema é que essa é uma daquelas disputas que não dá para vencer. Afinal, o francês foi o artilheiro da última Champions e é o favorito aos prêmios de melhor jogador do mundo da temporada passada. Já Vini, autor do gol do título europeu do Real, virou uma espécie de coprotagonista da equipe.

Por isso, Richarlison teme que uma ida para Madri pudesse significar passar mais tempo no banco do que em campo e, consequentemente, dar brecha para a concorrência na seleção que tentará o hexacampeonato mundial no Oriente Médio.

O jogador do Everton ainda é a principal opção de Tite para o comando de ataque da equipe canarinho, tanto que foi titular na goleada por 5 a 1 sobre a Coreia do Sul, no último dia 2. No entanto, o treinador já vem experimentando uma opção sem a utilização de nenhum camisa 9 de verdade e com Neymar atuando como homem mais avançado.

Além de Real, Tottenham e Chelsea, Arsenal e Paris Saint-Germain também chegaram a manifestar interesse em contratar Richarlison para a próxima temporada. Só que os Gunners foram descartados pelo próprio jogador, enquanto o PSG desistiu de correr atrás do brasileiro depois da queda do diretor Leonardo e da mudança de rumos no comando do futebol do clube.

De acordo com a coluna "Mercado da Bola", do UOL Esporte, o Tottenham é o clube que está na frente na corrida pelo brasileiro. A oferta do time de Harry Kane e Son Heung-min é de 60 milhões de euros (R$ 315 milhões).

O Chelsea, a outra opção que interessa ao brasileiro, ainda está no aguardo de uma possível liberação do seu principal centroavante, o belga Romelu Lukaku, para a Inter de Milão para definir o tamanho do investimento possível para ter o atleta do Everton.

A estreia do Brasil no Qatar-2022 (provavelmente com Richarlison entre os convocados) está marcada para o dia 24 de novembro, contra a Sérvia, em Lusail. Cabeça de chave do Grupo G, a equipe canarinho enfrentará também Suíça e Camarões na primeira fase.

O Mundial será disputado fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará em 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir da Copa seguinte, organizada por EUA, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.