Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é o astro da 'geração belga' que faz a torcida do Botafogo sonhar?

Dries Mertens irá deixar o Napoli após 9 temporadas; destino pode ser o Brasil - AFP
Dries Mertens irá deixar o Napoli após 9 temporadas; destino pode ser o Brasil Imagem: AFP

08/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Belga, mais de 100 partidas disputadas por sua seleção, participação nas duas últimas edições de Copa do Mundo e Eurocopa, nove temporadas dedicadas ao Napoli e o posto de maior artilheiro de toda a história do clube italiano.

Definitivamente, Dries Mertens não está dentro do perfil de jogador estrangeiro que os clubes brasileiros costumam buscar como reforço. Mesmo assim, a torcida do Botafogo vive ansiosamente a expectativa da sua contratação.

A possibilidade do atacante que fez parte da seleção belga que eliminou o Brasil do Mundial da Rússia-2018 desembarcar no Rio de Janeiro vazou na semana passada.

O dono da SAF que administra o futebol botafoguense, o investidor norte-americano John Textor, não tem escondido de ninguém que pretende buscar na Europa um nome de peso para assumir a camisa 9 alvinegra.

Seu preferido para a função sempre foi e continua sendo o israelense Eran Zahavi, autor de 20 gols pelo PSV Eindhoven na última temporada. Mertens é o plano B, apesar de ser um nome bem mais conhecido e importante no cenário internacional do que a opção número um.

Apesar de já ter 35 anos e não viver mais os melhores momentos da sua carreira, o belga ainda foi titular do Napoli na maior parte de 2021/22 e meteu 13 bolas nas redes, mais do que na temporada anterior.

Com isso, Mertens chegou à marca de 148 gols pelo clube, 26 a mais do que Lorenzo Insigne, o segundo maior artilheiro napolitano em todos os tempos. O dono da camisa 14 também é o quinto jogador que mais vestiu o uniforme consagrado por Diego Maradona, com 397 atuações.

Mesmo com essa história rica no sul da Itália, o belga não terá o contrato renovado pelo Napoli. De acordo com o jornal "Gazzetta dello Sport", o clube pretende rejuvenescer seu elenco e optou por não exercer a cláusula de extensão do vínculo até 2023.

Ou seja, o baixinho de 1,69 m está livre para assinar com a equipe que bem entender. Caso realmente deseje ir atrás de Mertens, o Botafogo terá de negociar apenas com o estafe do jogador e não precisará gastar com compra de direitos econômicos.

Mas, de acordo com diferentes veículos da imprensa italiana, o belga também está na mira de times da MLS (Major League Soccer), que será o destino de Insigne, outro ídolo do Napoli que está de saída do clube. Los Angeles Galaxy e New York Red Bulls são as franquias mais interessadas em contratá-lo.

Desde que foi comprado por Textor, que também é acionista do inglês Crystal Palace, o Botafogo passou a ter um comportamento mais agressivo na busca por reforços no Mercado da Bola.

O zagueiro Victor Cuesta, os laterais direitos Renzo Saravia e Rafael, os meias Patrick de Paula e Tchê Tchê e o meia-atacante Lucas Piazón são alguns dos jogadores mais conhecidos que desembarcaram em General Severiano nos últimos meses.

De volta à primeira divisão depois de conquistar o título da Série B no ano passado, o clube ocupa a décima colocação do Brasileiro-2022, com 12 pontos, seis a menos que o líder Corinthians.

Amanhã, a equipe comandada pelo técnico português Luís Castro tem um dos compromissos mais difíceis da temporada, o confronto com o Palmeiras, atual bicampeão da Libertadores, na casa do adversário.