Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Qual será o futuro de Guardiola após fim do contrato com o Manchester City?

Pep Guardiola tem contrato com o City até o fim da próxima temporada - James Gill - Danehouse/Getty Images
Pep Guardiola tem contrato com o City até o fim da próxima temporada Imagem: James Gill - Danehouse/Getty Images

13/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pep Guardiola está a um empate de levar o Manchester City novamente para as semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Mas, preparar o time para o confronto de volta com o Atlético de Madri, a partir das 16h (de Brasília) de hoje, na Espanha, não foi a única preocupação do treinador espanhol nos últimos dias.

Vivendo um momento decisivo da temporada (teve ainda o clássico dos líderes do Inglês, contra o Liverpool, no último domingo), o catalão de 51 anos viu o mundo do futebol discutir o seu futuro profissional.

Isso porque o jornal espanhol "Marca" publicou na semana passada que a CBF está tentando convencer Guardiola a deixar de lado o futebol de clubes para treinar a seleção brasileira a partir do próximo ano.

A divulgação deixou o treinador irritado. Rapidamente, Pep tratou de negar que esteja em contato com os dirigentes brasileiros e afirmou que seu contrato com o City precisa ser respeitado.

Mas, apesar do desmentido, a história de que Guardiola poderia comandar o Brasil fez muita gente começar a questionar qual será o próximo passo dado pelo treinador mais badalado e admirado da sua geração.

À frente do City desde 2016, o catalão possui contrato com os ingleses até o encerramento da próxima temporada. E, pelo que se sabe, ainda não abriu negociações para assinar um novo vínculo.

No ano passado, Guardiola chegou a dizer que não tinha nenhuma pretensão de renovar com o City porque precisava "dar um tempo". Depois da publicação do interesse brasileiro em contratá-lo, ele mudou de discurso e afirmou que aceitaria ficar mais "dez anos" em Manchester.

Segundo treinador mais bem pago do planeta, Pep tem um salário (22,7 milhões de euros por temporada, ou R$ 116 milhões a cada 12 meses) que o deixa sem muitas opções caso opte por um novo desafio a partir do segundo semestre de 2023.

A forte identificação que possui com os clubes onde já trabalhou (Barcelona e Bayern, além do City) também torna pouco provável que ele se transfira para importantes rivais dessas equipes e praticamente tira do páreo Real Madrid e Manchester United, reduzindo ainda mais suas possibilidades.

Seu caminho mais óbvio seria retornar para o Barcelona. Só que o time onde "tudo começou" para Pep parece ter se reencontrado sob a batuta de Xavi Hernández.

Assim, restaria a Guardiola ir para um dos gigantes do futebol italiano (Juventus, Inter de Milão e Milan) e tentar implantar sua filosofia de jogo no Calcio, assumir uma seleção ou, como já fez no passado, tirar um período sabático para descansar corpo e mente antes de voltar ao cenário das competições.

Apesar de já ter nove títulos de campeonatos nacionais na carreira desde que se lançou como técnico, Pep só venceu a Champions até hoje com o Barça (duas vezes).

Na semana passada, o City derrotou o Atlético de Madri por 1 a 0, em Manchester, e largou na frente na corrida pela vaga nas semifinais. O vencedor do confronto irá enfrentar o Real Madrid na próxima fase.

Pelo terceiro ano consecutivo, a decisão da Liga dos Campeões não será jogada no local inicialmente programado pela Uefa.

Depois de levar as duas últimas finais da Champions para Portugal por conta da pandemia da covid-19, a entidade europeia resolveu tirar o jogo do título desta edição de São Petersburgo como forma de sanção pela invasão da Rússia à Ucrânia.

Com isso, a partida que definirá o sucessor, ou não, do Chelsea no posto de melhor time da Europa será agora disputada no dia 28 de maio, em Saint-Denis, nos arredores de Paris (França).

Champions - quartas de final (jogo de volta)

Ontem - Bayern de Munique 1 x 1 Villarreal, na Alemanha
Ontem - Real Madrid 2 x 3 Chelsea, na Espanha
Hoje, às 16h - Liverpool x Benfica, na Inglaterra
Hoje, às 16h - Atlético de Madri x Manchester City, na Espanha