Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rival do Fla na Libertadores também tem técnico português; conheça Caixinha

Pedro Caixinha é o técnico do Talleres nesta Libertadores - Reuters
Pedro Caixinha é o técnico do Talleres nesta Libertadores Imagem: Reuters

12/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Paulo Sousa (Flamengo), Abel Ferreira (Palmeiras), Vitor Pereira (Corinthians) e Luís Castro (Botafogo), o Brasil tem hoje o campeonato nacional de primeira divisão com maior presença de treinadores portugueses em todo o planeta (exceção feita à liga lusa, claro).

Mas importar professores da terra de Cristiano Ronaldo não é um fenômeno exclusivamente tupiniquim. E a segunda partida do Fla no Grupo H da Copa Libertadores da América, hoje, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, tratará de deixar isso bem claro.

Assim como o clube mais popular do Brasil, o argentino Talleres, seu adversário desta noite, também é comandado por um técnico da nacionalidade que venceu as três edições mais recentes do torneio continental.

Pedro Caixinha, de 51 anos, está na Argentina há apenas duas semanas e foi contratado por conta do sucesso dos seus compatriotas no cenário sul-americano.

Ex-goleiro de carreira pouco expressiva, o português começou a trabalhar como treinador aos 28 anos e chegou a dirigir um clube chamado Vasco da Gama, das divisões inferiores do seu país.

Seu nome começou a se tornar um pouco mais conhecido em Portugal quando ele virou auxiliar-técnico de José Peseiro e fez parte da comissão técnica do Sporting (2004 e 2005) e da seleção da Arábia Saudita (2009 a 2010).

Foi em 2010 que Caixinha resolveu deixar a posição de escudeiro para se firmar como treinador principal. Mas sua carreira em Portugal não foi tão expressiva assim: teve um trabalho fraco no União Leiria e uma bela campanha à frente do Nacional da Ilha da Madeira.

No exterior, as coisas saíram bem melhor para ele. O treinador português ganhou cinco títulos no México (três pelo Santos Laguna e dois com o Cruz Azul). Também passou por Escócia (Rangers), Qatar (Al-Gharafa) e Arábia Saudita (Al-Shabab).

O início de Caixinha no Talleres, no entanto, não tem seguido o mesmo caminho. Dos três primeiros jogos pelo clube argentino, ele só venceu um, ante a Universidad Católica, justamente na estreia na Libertadores. No último fim de semana, ele tomou 5 a 1 do Defensa y Justicia.

Já o Fla, do igualmente português Paulo Sousa, começou sua campanha continental com uma vitória por 2 a 0 sobre o Sporting Cristal. No sábado, porém, voltou a tropeçar e ficou no 1 a 1 com o Atlético-GO, na abertura do Brasileirão.

Apesar de o futebol brasileiro ter vencido as últimas três edições da Libertadores (Flamengo, em 2019 e Palmeiras, em 2020 e 2021) o país pentacampeão mundial continua atrás da Argentina no ranking de conquistas continentais: 25 a 21.

Como já vem acontecendo desde 2019, a final do torneio interclubes mais importante da América do Sul será novamente disputada em jogo único. Desta vez, a decisão está programada para o dia 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

Brasileiros na Libertadores - semana 2

Hoje, às 21h30 - Palmeiras x Independiente Petolero (BOL), Grupo A
Hoje, às 21h30 - Flamengo x Talleres (ARG), Grupo H
Amanhã, às 21h - Corinthians x Deportivo Cali (COL), Grupo E
Amanhã, às 21h - Atlético-MG x América-MG, Grupo D
Amanhã, às 21h - River Plate (ARG) x Fortaleza, Grupo F
Quinta, às 19h - Athletico-PR x The Strongest (BOL), Grupo B
Quinta, às 21h - Vélez Sarsfield (ARG) x Red Bull Bragantino, Grupo C