Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Artilheiro no Brasil, Calleri fez um gol a cada 324 minutos na Europa

O Las Palmas foi um dos clubes que Calleri defendeu na Europa - UD Las Palmas/Divulgação
O Las Palmas foi um dos clubes que Calleri defendeu na Europa Imagem: UD Las Palmas/Divulgação

13/04/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Autor de três gols na vitória por 4 a 0 do São Paulo sobre o Athletico-PR, domingo, na abertura do Campeonato Brasileiro, Jonathan Calleri não tem nenhum motivo para sentir saudades dos tempos em que jogava na Europa.

O centroavante argentino, que foi recontratado pelo clube do Morumbi em agosto passado, ficou cinco temporadas atuando no primeiro escalão do Velho Continente. E pouca gente pode falar que percebeu.

Entre 2016 e 2011, o atacante vestiu as camisas do West Ham, da Inglaterra, e de quatro equipes espanholas: Las Palmas, Alavés, Espanyol e Osasuna. No total, disputou 157 partidas e marcou apenas 33 gols, menos de sete por ano.

Como comparação, só neste início de ano, Calleri já foi às redes em 11 oportunidades pelo São Paulo. Além de líder da artilharia do Brasileiro, ele foi o segundo principal goleador do Paulista, com oito tentos.

Na atual temporada, o argentino tem um gol a cada 102 minutos de futebol. Contando também sua primeira passagem pelo Morumbi, lá em 2016, essa marca vai para uma finalização com sucesso a cada 137 minutos (cerca de uma partida e meia).

Na Europa, Calleri nunca nem chegou perto de números tão expressivos assim. Seu melhor desempenho foi registrado no Osasuna, com uma bola na rede a cada 266 minutos (quase três jogos inteiros).

Por outro lado, no West Ham, sua primeira equipe no Velho Continente, o argentino só marcou uma vez ao longo de 725 minutos diluídos em 19 partidas. "Escanteado" na Inglaterra, o ídolo do São Paulo chegou até a ser liberado para defender a equipe de reservas do clube londrino em duas oportunidades para não perder completamente o ritmo.

No total, sua média na Europa foi de um golzinho a cada 324 minutos em campo (três partidas e meia). Um resultado que certamente não provoca orgulho no muso da musiquinha que diz que "toca no Calleri que é gol".

Ainda vinculado ao Deportivo Maldonado, clube uruguaio dos empresários que controlam sua carreira, o camisa 9 está emprestado ao time do Morumbi até dezembro. O contrato prevê uma opção de compra de US$ 3 milhões (R$ 14 milhões).

Após estrear na Copa Sul-Americana com vitória sobre o Ayacucho, do Peru, o São Paulo joga novamente amanhã pela competição continental. O adversário do seu primeiro compromisso no Morumbi será o Everton, do Chile. O Jorge Wilstermann, da Bolívia, completa o Grupo D.

No Brasileirão, os vice-campeões paulistas fecharam a rodada de abertura na primeira colocação (três pontos e saldo de quatro gols). No domingo, visitam o Flamengo, bicampeão nacional em 2019 e 2020 e um dos principais candidatos ao título desta temporada.

Calleri na Europa

West Ham (ING): 1 gol a cada 725 minutos (1 gol, 19 jogos)
Las Palmas (ESP): 1 gol a cada 282 minutos (12 gols, 41 jogos)
Alavés (ESP): 1 gol a cada 324 minutos (9 gols, 36 jogos)
Espanyol (ESP): 1 gol a cada 412 minutos (5 gols, 34 jogos)
Osasuna (ESP): 1 gol a cada 266 minutos (6 gols, 27 jogos)
TOTAL: 1 gol a cada 324 minutos (33 gols, 157 jogos)