Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como o Ajax se transformou no maior candidato a zebra da Champions

Jogadores do Ajax, candidato a surpresa da Champions, festejam gol - Divulgação
Jogadores do Ajax, candidato a surpresa da Champions, festejam gol Imagem: Divulgação

23/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No ranking da Uefa, que é construído a partir do desempenho dos clubes nas competições europeias ao longo dos últimos anos, o Ajax entrou na temporada 2021/22 ocupando a 17ª colocação.

Mas, mesmo estando atrás de nove participantes da fase final da Liga dos Campeões, o Ajax inicia hoje sua trajetória nos mata-matas decisivos do torneio interclubes mais importante do plante não apenas como favorito no confronto contra o Benfica, mas também como o maior candidato à zebra da Champions.

Nas casas de apostas mais conhecidas, como "Sportingbet" e "Sportsbet.io", o clube holandês já é tratado como o sexto maior candidato a levantar a Orelhuda nesta temporada, à frente de potências tradicionais do porte de Manchester United, Real Madrid, Juventus, Atlético de Madri e Inter de Milão.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com José Trajano, Julio Gomes e Domitila Becker:

O otimismo com os comandados de Erik ten Hag é reflexo do que eles fizeram na fase de grupos da Champions.

O Ajax não tomou conhecimento de Sporting, Borussia Dortmund e Besiktas e passou pelos seus adversários de chave com seis vitórias em seis jogos. Além dele, apenas Bayern de Munique e Liverpool tiveram 100% de aproveitamento na etapa classificatória.

Além disso, os holandeses tiveram o segundo melhor ataque (20 gols) da primeira metade da Champions. E, de acordo com o site "WhoScored?", especialista em estatísticas, aparecem no top 10 dos times que mais finalizaram e acertaram o alvo na competição até o momento.

O time de Amsterdã tem ainda o artilheiro do torneio continental, o marfinense Sebastien Haller, autor de dez gols (um a mais que Robert Lewandowski, do Bayern) e o segundo jogador com mais assistências, o brasileiro Antony, que já distribuiu quatro passes para seus companheiros marcarem.

E esse nem é o primeiro trabalho de destaque de Ten Hag à frente do Ajax no cenário europeu. Em 2018/19, o treinador levou o clube até as semifinais da Champions (perdeu a briga por vaga na decisão para o Tottenham) e revelou nomes como Matthijs de Ligt (Juventus) e Frenkie de Jong (Barcelona).

Desta vez, os jovens mais cotados para descolarem uma grande transferência na próxima temporada são justamente Antony, que interessa ao Bayern e a times ingleses, e o meia Ryan Gravenberch, apelidado de "novo Pogba", que está na mira do Real Madrid.

Apesar de já ter vencido quatro edições da Champions (três na década de 1970 e uma em 1995), o Ajax perdeu protagonismo nas últimas décadas e passou a ser visto mais como um clube fornecedor de jogadores talentosos para os centros mais importantes do futebol mundial do que um verdadeiro candidato aos títulos que todos sonham em conquista.

Depois de duas temporadas com alterações no local da decisão devido à pandemia da covid-19, a Liga dos Campeões espera que, desta vez, o planejamento da Uefa possa ser seguido à risca. Se nada de diferente acontecer nos próximos meses, o futuro campeão europeu será conhecido em 28 de maio, no estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia).

A ameaça da vez é o crescimento das tensões entre o governo russo e a maioria das potências do Ocidente, com o temor de que Vladimir Putin ordene que seu exército invada a Ucrânia. De acordo com o jornal inglês "The Times", a organização da Champions já está estudando um plano B caso seja necessário buscar uma nova sede para a final.

Champions - oitavas de final (jogos de ida)

15/02 - Paris Saint-Germain 1 x 0 Real Madrid, na França
15/02 - Sporting 0 x 5 Manchester City, em Portugal
16/02 - Red Bull Salzburg 1 x 1 Bayern de Munique, na Áustria
16/02 - Inter de Milão 0 x 2 Liverpool, na Itália
Ontem - Chelsea 2 x 0 Lille, na Inglaterra
Ontem - Villarreal 1 x 1 Juventus, na Espanha
Hoje, às 17h - Atlético de Madri x Manchester United, na Espanha
Hoje, às 17h - Benfica x Ajax, em Portugal