Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Everton Cebolinha 'renasceu' no Benfica depois da saída de Jorge Jesus

Everton Cebolinha está em alta no Benfica, que joga amanhã pela Champions - Getty Images
Everton Cebolinha está em alta no Benfica, que joga amanhã pela Champions Imagem: Getty Images

22/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Everton Cebolinha foi levado para a Europa pelas mãos de Jorge Jesus. No entanto, é pouco provável que o meia-atacante de 25 anos esteja sentindo saudades do antigo treinador do Benfica.

O jogador, que havia se transformado em reserva com o Mister e até ameaçava retornar para o Brasil para tentar recuperar sua carreira, ganhou vida nova no clube português desde a saída do veterano técnico que se consagrou no Flamengo.

Com o interino Nélson Veríssimo, o camisa 7 emendou seis partidas consecutivas como titular pela primeira vez na temporada e provavelmente será escalado mais uma vez amanhã (23), contra o Ajax, no estádio da Luz, na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com José Trajano, Julio Gomes e Domitila Becker:

Jesus foi demitido do Benfica em 28 de dezembro, depois de deixar Cebolinha no banco em três das suas últimas quatro partidas (em duas delas, o brasileiro não foi aproveitado nem no segundo tempo).

Na ocasião, o meia-atacante somava quatro gols e cinco assistências em 24 aparições em 2021/22 e estava longe de ser uma das principais peças ofensivas do time que desembolsou 20 milhões de euros (R$ 116,6 milhões, na cotação atual) para contratá-lo.

Só que a mudança no comando do clube português representou também uma nova oportunidade para Cebolinha. Depois da saída de Jesus, o Benfica jogou nove vezes. E o ex-jogador do Grêmio só não foi titular contra o Arouca (em 21 de janeiro).

Apesar de os resultados da equipe não estarem sendo satisfatórios nessa "minigestão" de Veríssimo, (quatro vitórias, dois empates e três derrotas), Everton reassumiu o protagonismo para o qual foi contratado: já marcou três gols e deu passe para seus companheiros anotarem outros dois tentos.

A reviravolta dada pelo camisa 7 só não foi boa para o Flamengo, que queria aproveitar a falta de consistência do jogador no futebol português para tentar trazê-lo de volta ao Brasil neste começo de ano.

O clube rubro-negro chegou a oferecer 13 milhões de euros (R$ 75,8 milhões) pelo meia-atacante, proposta que talvez fosse suficiente para levá-lo embora em dezembro, quando Jesus ainda estava no comando. Só que a oferta foi prontamente recusada devido ao novo papel assumido pelo brasileiro no clube.

Mesmo com o "renascimento" de Cebolinha, o Benfica vai de mal a pior no Português. Na terceira colocação da competição, os lisboetas já estão 12 pontos atrás do Porto e a seis do Sporting. Por isso, a conquista do título nacional já é vista como quase uma missão impossível para o clube.

Depois de duas temporadas com alterações no local da decisão devido à pandemia da covid-19, a Liga dos Campeões espera que, desta vez, o planejamento da Uefa possa ser seguido à risca. Se nada de diferente acontecer nos próximos meses, o futuro campeão europeu será conhecido em 28 de maio, no estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia).

Champions - oitavas de final (jogos de ida)

15/02 - Paris Saint-Germain 1 x 0 Real Madrid, na França
15/02 - Sporting 0 x 5 Manchester City, em Portugal
16/02 - Red Bull Salzburg 1 x 1 Bayern de Munique, na Áustria
16/02 - Inter de Milão 0 x 2 Liverpool, na Itália
Hoje, às 17h - Chelsea x Lille, na Inglaterra
Hoje, às 17h - Villarreal x Juventus, na Espanha
Amanhã, às 17h - Atlético de Madri x Manchester United, na Espanha
Amanhã, às 17h - Benfica x Ajax, em Portugal