Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem são os jogadores brasileiros que vão enfrentar o Palmeiras no Mundial?

Thiago Silva está em busca do primeiro título mundial da sua carreira - Getty Images
Thiago Silva está em busca do primeiro título mundial da sua carreira Imagem: Getty Images

02/02/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A 18ª edição do Mundial de Clubes da Fifa começa amanhã, com o confronto entre Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos) e AS Pirae (Taiti). E, pelo terceiro ano consecutivo, contará com a participação de um clube brasileiro.

Assim como na temporada anterior, o Palmeiras venceu a Libertadores e ganhou o direito de representar a América do Sul no torneio. E, tal qual aconteceu 12 meses atrás, terá alguns compatriotas como adversários na briga pelo título mundial.

Desta vez, seis jogadores nascidos no país do futebol irão desafiar o elenco comandado por Abel Ferreira defendendo equipes de outras nações. O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cada um deles.

THIAGO SILVA
Zagueiro
37 anos
Chelsea (ING)

Titular absoluto da seleção brasileira mesmo já estando a caminho de se tornar um quarentão, Thiago Silva continua sendo um dos zagueiros mais confiáveis do planeta e já disputou 26 partidas pelo Chelsea nesta temporada (só em três delas começou no banco). Colecionador de títulos, o defensor já venceu campeonatos nacionais (Italiano e Francês) e continentais (Liga dos Campeões da Europa e Copa América). O que falta na sua carreira? Um troféu de campeão mundial. E, neste ano, ele terá duas oportunidades para tentar encerrar essa escrita: a primeira agora, com o Chelsea, e a segunda lá em dezembro, na Copa do Mundo do Qatar.

JORGINHO
Volante
30 anos
Chelsea (ING)

Jorginho celebra gol marcado pelo Chelsea sobre o Manchester United em jogo da Premier League 2021-22 -  Reuters/Matthew Childs -  Reuters/Matthew Childs
Imagem: Reuters/Matthew Childs

Oficialmente, Jorginho é italiano. Essa é a sua nacionalidade na lista de inscritos para o Mundial, já que ele optou por defender a seleção do país de origem da sua família paterna. Mas o camisa 5 do Chelsea é catarinense de Imbituba, tem o português como língua-mãe e morou no Brasil até o fim da adolescência. Vivendo atualmente a melhor fase da carreira, Jorginho foi eleito pela Uefa o melhor jogador da Europa na temporada passada. Batedor oficial de pênaltis da equipe inglesa, o volante só não converteu três das 27 cobranças que executou desde que chegou aos "Blues", em 2018.

MICHAEL
Atacante
24 anos
Al-Hilal (ARA)

Michael (Al-Hilal) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Terceiro colocado na artilharia do último Campeonato Brasileiro, o autor de 14 gols pelo Flamengo foi a contratação mais cara feita pelo Al-Hilal nesta janela de transferências (7,5 milhões de euros, ou R$ 45 milhões) e só poderá disputar o Mundial porque a Fifa decidiu estender o período de inscrição de jogadores para a competição. Mesmo assim, como estava de férias aqui no Brasil, acabou de chegar na Arábia Saudita e realizou poucos treinos com seus companheiros, o atacante não deve ser tão utilizado assim pelo técnico português Leonardo Jardim, que, aliás, já esteve na mira de alguns clubes nacionais.

MATHEUS PEREIRA
Meia-atacante
25 anos
Al-Hilal (ARA)

Matheus Pereira (Al-Hilal) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Fora do Brasil desde o começo da adolescência, formou-se como jogador de futebol em Portugal e chegou a ser comparado a Cristiano Ronaldo enquanto estava nas categorias de base do Sporting. Depois que se profissionalizou, está passando longe de repetir a carreira construída por CR7. Mesmo assim, já colheu alguns bons frutos. Matheus Pereira chegou a disputar 33 partidas pelo West Bromwich na temporada 2020/21 do Campeonato Inglês e jogou tão bem que chamou a atenção de equipes do bloco intermediário da liga. Por isso, sua transferência para o Oriente Médio foi tratada como uma grande surpresa. No Al-Hilal, é ele o principal criador de jogadas ofensivas. Não à toa, já distribuiu sete assistências em 13 jogos da atual edição do Campeonato Saudita.

VICTOR SÁ
Meia-atacante
27 anos
Al-Jazira (EAU)

Victor Sá (Al-Jazira) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Jogador do Palmeiras no começo da carreira, terá a oportunidade de enfrentar seu antigo clube em uma improvável final (ou em uma possível disputa pelo terceiro lugar). João Victor passou a maior parte da sua trajetória nos gramados atuando na Europa. Foram quatro temporadas na Áustria (Kapfenberg e LASK) e mais duas no Wolfsburg, clube que até já foi campeão alemão neste século. Nos Emirados Árabes, o polivalente meia-atacante costuma jogar aberto pela esquerda no 4-2-3-1 armado pelo técnico Marcel Keizer. Mas, de vez em quando, ele também quebra o galho pelo lado direito e até já foi utilizado pela faixa central do campo.

BRUNO CONCEIÇÃO
Atacante
20 anos
Al-Jazira (EAU)

Bruno Conceição (Al-Jazira) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O mais jovem brasileiro inscrito por uma equipe estrangeira neste Mundial é também o nome menos conhecido da lista. Bruno Conceição jogava no time sub-20 do Novorizontino em 2019, quando foi descoberto pelo Al-Jazira e levado para os Emirados Árabes. O atacante está na terceira temporada pelo clube, mas ainda é reserva na maioria dos jogos importantes. Em 2021/22, o centroavante soma 13 partidas disputadas e somente duas bolas empurradas para dentro das redes adversárias.