Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 artilheiros do futebol sul-americano para seu time contratar em 2022

Agustin Álvarez vem sendo tratado como o "novo Suárez" no Uruguai - PABLO PORCIUNCULA/AFP
Agustin Álvarez vem sendo tratado como o "novo Suárez" no Uruguai Imagem: PABLO PORCIUNCULA/AFP

18/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Seu time está com dificuldades para balançar as redes e sente a necessidade de um novo homem-gol para a próxima temporada? Pois bem: a solução desse problema pode estar escondida em algum canto do futebol sul-americano.

Uma boa opção para quem deseja contratar um novo atacante é olhar a lista dos artilheiros dos principais campeonatos da América do Sul na última temporada.

Como o Brasil possui um futebol mais rico que os outros do continente, esses jogadores normalmente cabem na realidade financeira dos nossos clubes.

O "Blog do Rafael Reis" dá uma forcinha nesta busca e apresenta abaixo cinco goleadores do futebol sul-americano de 2021 que seriam reforços interessantes para os clubes nacionais em 2022.

AGUSTÍN ÁLVAREZ
Atacante
20 anos
Uruguaio
Peñarol (URU)

Chamado de "novo Luis Suárez" pela imprensa uruguaia, o jovem centroavante do Peñarol marcou 23 gols na última temporada (dez deles na Copa Sul-Americana, competição em que terminou como artilheiro). Álvarez também tem feito parte das últimas convocações da seleção e até já balançou as redes com a camisa celeste (contra a Bolívia, em setembro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo-2022). Com tantas credenciais, o garoto logo se tornou um dos nomes mais cobiçados do futebol sul-americano. Seu nome já foi apontado como um possível reforço do Palmeiras, mas também tem sido vinculado a Barcelona e Real Madrid. De qualquer forma, quem quiser contratá-lo provavelmente terá de fazer um investimento superior a 10 milhões de euros (R$ 64,4 milhões).

FERNANDO ZAMPEDRI
Atacante
33 anos
Argentino
Universidad Católica (CHI)

Zampedri comemora gol da Universidad Católica contra o Inter - Alex Reyes/Conmebol - Alex Reyes/Conmebol
Imagem: Alex Reyes/Conmebol

O sucesso demorou para bater na porta do veterano centroavante argentino. Zampedri passou a maior parte da carreira defendendo equipes de divisões inferiores do seu país natal. Só no ano passado, quando foi emprestado pelo Rosario Central à Universidad Católica, que o camisa 9 realmente deslanchou no cenário sul-americano. No seu primeiro ano de Chile, marcou 20 gols e foi artilheiro do campeonato nacional. Na última temporada, aumentou sua conta pessoal (23 tentos) e repetiu o feito. A ótima fase de Zampedri chamou a atenção da diretoria do Internacional, que pensa em sua contratação para repor uma possível saída de Yuri Alberto. Mesmo que ainda tenha contrato até 2023 com a Universidad Católica, o argentino não deve custar tanto dinheiro assim porque já possui uma idade relativamente elevada (os chilenos pagaram 1,3 milhão de euros, ou R$ 8,4 milhões, em janeiro passado, para adquirir seus direitos econômicos).

SEBASTIÁN FERREIRA
Atacante
23 anos
Paraguaio
Libertad (PAR)

Sebastián Ferreira (à direita) em ação pelo Libertad contra o Jorge Wilstermann - Aizar Raldes/AFP - Aizar Raldes/AFP
Imagem: Aizar Raldes/AFP

Apesar de ainda não ter estreado pela seleção paraguaia, o atacante do Libertad já vem aparecendo em algumas convocações desde o segundo semestre do ano passado. Em março, Ferreira chegou a ter um namorico com o Palmeiras, mas as conversas não evoluíram sequer para uma proposta formal. Depois, ele marcou nove gols no Torneo Clausura do Campeonato Paraguaio e dividiu a artilharia do torneio com Lorenzo Melgarejo, seu companheiro de time. O prêmio individual pode acabar fazendo com que outras equipes brasileiras decidam entrar na briga para trazê-lo para o lado de cá da Ponte da Amizade em 2022.

MAXI SILVERA
Atacante
24 anos
Uruguaio
Cerrito (URU)

Maxi Silvera (Cerrito) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Possivelmente a maior pechincha desta lista, Silvera era um completo desconhecido até mesmo no cenário uruguaio e disputava a segunda divisão até o ano passado. Em 2020, ele foi o destaque do acesso do Cerrito para a elite. E, na última temporada, mesmo atuando em uma equipe recém-promovida e de poucos recursos técnicos, meteu mais bolas nas redes do que qualquer outro jogador (21 gols, cinco a mais que Matías Arezo, do River Plate). Apesar de estar na lista de possíveis reforços de outros clubes da América do Sul, como o Colo-Colo, do Chile, Silvera certamente ganhará mais dinheiro, experiência e visibilidade caso aproveite o momento de alta para ser transferir ao Brasil.

FERNANDO URIBE
Atacante
33 anos
Colombiano
Millonarios (COL)

Fernando Uribe (Millonarios) - AFP - AFP
Imagem: AFP

Os torcedores de Flamengo e Santos podem até não ter recordações tão boas assim do veterano centroavante. Mas, desde que acertou o retorno ao futebol colombiano para defender o Millonarios, Uribe não parou mais de fazer gols. Foram 23 neste ano, 12 só no Torneio Finalización, o segundo turno do campeonato nacional, no qual terminou como artilheiro. De acordo com diferentes veículos da imprensa colombiana, a tendência é que o atacante tenha um substancial aumento salarial e se transfira para o Junior de Barranquilla na próxima temporada. Só que uma nova proposta do Brasil, ainda que de clubes que dificilmente vão brigar pelo título nacional, pode fazer com que o jogador repense o planejamento para o futuro da sua carreira.