Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Kaio Jorge revive 'fantasma de Gabigol' e pode ser emprestado pela Juventus

Divulgação
Imagem: Divulgação

17/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um jovem atacante formado nas categorias de base do Santos, com fama de artilheiro e trajetória de sucesso nas seleções brasileiras menores, desembarca cheio de expectativas na Itália e logo toma um choque de realidade, com poucos minutos em campo e muito tempo de espera no banco de reservas.

A história vivida cinco anos atrás por Gabriel Barbosa na Inter de Milão está se repetindo nesta temporada com o Kaio Jorge.

O brasileiro de 19 anos tem sido a última opção do técnico Massimiliano Allegri para o setor ofensivo da Juventus. Em quatro meses no clube, participou de apenas sete partidas pela equipe principal e não fez gol e nem deu assistência.

E, na soma de todas essas participações, Kaio Jorge mal completou 100 minutos de futebol. A única partida em que ele foi utilizado por mais de 30 minutos foi justamente na última rodada do Campeonato Italiano (empate por 1 a 1 contra o Venezia), quando entrou no lugar do machucado Paulo Dybala ainda no primeiro tempo e mesmo assim foi substituído na etapa final.

Na maioria dos jogos, o dono da camisa 21 tem sido acionado quando o relógio já está próximo de chegar à marca dos 45 minutos. Sua entrada normalmente não passa de uma forma de o time ganhar tempo para segurar uma vitória ou um último ato de desespero na tentativa de reverter um resultado ruim.

Diante das poucas oportunidades que tem recebido e também do desejo da Juve de contratar pelo menos mais um atacante na janela de janeiro (o sérvio Dusan Vlahovic, da Fiorentina, é o maior desejo), é bem provável que Kaio Jorge seja emprestado na segunda metade da temporada para ganhar mais experiência internacional.

Segundo o site "CalcioMercato", especializado no Mercado da Bola italiano, três clubes da Série A têm interesse em fazer o papel de incubadora para o brasileiro: Sampdoria, Sassuolo e Udinese.

Gabigol também foi emprestado pela equipe italiana que o tirou do Santos (Inter) depois da constatação de que não estava dando muito certo por lá. Durante o ano em que jogou pela agremiação de Milão, o atacante foi a campo dez vezes (183 minutos) e meteu uma bola nas redes.

A diferença é que o hoje ídolo do Flamengo (que só reencontrou o bom futebol após voltar para o Brasil) foi negociado para o exterior quando já estava mais experimentado que Kaio Jorge.

A venda do atacante para a Inter aconteceu depois que ele já estava há três anos atuando como profissional do Santos e já tinha sido duas vezes artilheiro da Copa do Brasil. Até por isso, custou 29,5 milhões de euros (R$ 189,4 milhões, na cotação atual).

Já Kaio Jorge saiu por bem menos dinheiro (só 1,5 milhão de euros, ou R$ 9,6 milhões). Apesar de o valor da transação ter sido bastante reduzido porque ele já tinha um pré-contrato assinado com os italianos e acabaria se transferindo gratuitamente para Turim, o garoto ainda não tinha completado nem 100 jogos como profissional e seu maior feito individual havia sido o terceiro lugar na artilharia do Mundial sub-17 de 2019.

Depois de emendar nove títulos nacionais consecutivos entre 2012 e 2020, a Juventus está longe da briga pelas primeiras posições do Italiano nesta temporada. Após a disputa de 17 rodadas, a equipe bianconera ocupa apenas o sétimo lugar e está 12 pontos atrás da líder Inter de Milão.

Já na Liga dos Campeões, a situação do time de Kaio Jorge é bem melhor. A "Velha Senhora" terminou o Grupo H na primeira colocação (à frente do Chelsea, atual vencedor do torneio) e irá enfrentar o Villarreal nas oitavas de final, entre fevereiro e março.

A Juve ainda tem mais dois compromissos, ambos pela Série A, neste fim de ano. No sábado, visita o Bologna. Três dias depois, na terça, encerra sua agenda de 2021 contra o Cagliari, em Turim.