Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em alta na Turquia, Souza diz que seria seleção se jogasse em liga maior

Volante Souza está na segunda temporada pelo Besiktas - Getty Images
Volante Souza está na segunda temporada pelo Besiktas Imagem: Getty Images

03/11/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão nacional pelo Besiktas na temporada passada, prêmio de melhor meio-campista do futebol turco e a segunda colocação no ranking de jogadores que mais recuperam bolas nesta edição da Liga dos Campeões da Europa.

Aos 32 anos, o volante Souza (ex-Vasco, Grêmio e São Paulo) tem certeza de que está vivendo o melhor momento de sua carreira. E também de que frequentaria as convocações da seleção brasileira se estivesse jogando em um campeonato nacional mais badalado.

"Não tenho dúvidas que teria alguma chance na seleção se estivesse em um país com mais visibilidade. Estou há algum tempo desempenhando um ótimo trabalho aqui. Se eu estivesse em um grande centro, teria essa oportunidade", afirmou, em entrevista exclusiva ao "Blog do Rafael Reis".

Logo depois da Copa do Mundo-2014, no início da segunda passagem de Dunga como técnico da seleção, o então jogador do São Paulo chegou a disputar três amistosos com a camisa amarelinha (contra Japão, França e Chile).

Mas, depois que foi embora do Morumbi, Souza nunca mais foi lembrado pela seleção. Ele passou três temporadas no Fenerbahce e dois anos no Al-Ahli, da Arábia Saudita, antes de ser contratado pelo Besiktas, em setembro de 2020.

Na sua temporada de estreia pelo novo clube, já conquistou os títulos do Campeonato Turco e da Copa da Turquia. Na atual, tem se destacado como um dos maiores ladrões de bola da Champions.

De acordo com o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, Souza tem média de 7,6 bolas recuperadas por jogo (4,3 desarmes e 3,3 passes interceptados) no torneio continental. Apenas o zagueiro argentino José Luis Palomino, da Atalanta, tem números melhores: 8,3.

"Sempre gostei mais de jogar como primeiro volante. Mas me escalavam mais como segundo homem por causa do meu passe e da boa chegada no ataque. Agora, que estou na minha posição, venho mantendo uma regularidade muito boa."

Souza só não está mais satisfeito com o seu momento por causa da péssima campanha que o Besiktas tem feito nessa Champions. O time, que hoje visita o Sporting, perdeu suas três primeiras partidas na competição e está praticamente fora da briga pela classificação à fase final.

"Individualmente, tenho ido muito bem. Mas de nada vale se a equipe não consegue vencer. Para mim, o mais importante é que o Besiktas vença. E, como isso não está acontecendo, tem gerado um certo incômodo."

Depois de duas temporadas consecutivas com alteração de sede da decisão por causa dos efeitos da pandemia de covid-19, a Uefa espera que, desta vez, a Champions consiga ir até à final obedecendo seu planejamento original.

O jogo que irá decidir o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu de clubes está marcado para o dia 28 de maio do próximo ano e será disputado no estádio Krestovsky, em São Petersburgo.

Liga dos Campeões - rodada 4

Ontem
Malmö 0 x 1 Chelsea (Grupo H)
Wolfsburg 2 x 1 Red Bull Salzburg (Grupo G)
Villarreal 2 x 0 Young Boys (Grupo F)
Juventus 4 x 2 Zenit São Petersburgo (Grupo H)
Bayern de Munique 5 x 2 Benfica (Grupo E)
Sevilla 1 x 2 Lille (Grupo G)
Dínamo de Kiev 0 x 1 Barcelona (Grupo E)
Atalanta 2 x 2 Manchester United (Grupo F)

Hoje
14h45 - Shakhtar Donetsk x Real Madrid (Grupo D)
14h45 - Milan x Porto (Grupo B)
17h - Sporting x Besiktas (Grupo C)
17h - Borussia Dortmund x Ajax (Grupo C)
17h - Sheriff x Inter de Milão (Grupo D)
17h - Liverpool x Atlético de Madri (Grupo B)
17h - Manchester City x Brugge (Grupo A)
17h - RB Leipzig x Paris Saint-Germain (Grupo A)