Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Claudinho virou o novo "czar da Rússia" com só 11 partidas pelo Zenit

Claudinho não sofreu com a adaptação à Rússia - Divulgação
Claudinho não sofreu com a adaptação à Rússia Imagem: Divulgação

02/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Deixar o Brasil para atuar na Europa não costuma ser algo simples. Deparar-se com uma nova língua, outros costumes, temperatura mais amena e um outro tipo de futebol, normalmente com maior intensidade física do que o praticado por aqui, normalmente requer um tempo de adaptação.

Tudo que está escrito acima vale para a maioria das centenas de atletas que deixam o país pentacampeão mundial anualmente para tentar a sorte no Velho Continente. Mas não para Claudinho.

Bastaram 11 partidas com a camisa do Zenit São Petersburgo para o ex-jogador do Red Bull Bragantino começar a ser tratado como protagonista na Rússia e ganhar um apelido nada modesto: czar, o título dado aos monarcas do antigo Império Russo.

O brasileiro, que hoje visita a Juventus, pela quarta rodada do Grupo H da Liga dos Campeões, foi anunciado pelo Zenit em 7 de agosto, mesmo dia em que ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio com a seleção sub-24.

Contratado por 12 milhões de euros (R$ 78,6 milhões), reforço mais caro do clube na temporada e um dos 20 maiores investimentos de sua história, o meia-atacante estreou duas semanas depois da transação ter sido oficializada, já na quinta rodada do Campeonato Russo.

O primeiro gol demorou um mês. No dia 20 de setembro, em sua quinta partida pelo time de São Petersburgo, Claudinho balançou as redes e também deu uma assistência na vitória por 3 a 1 sobre o Rubin Kazan.

Desde então, gols e passes para companheiros marcarem se tornaram bem mais frequentes. Já são sete participações em jogadas que movimentaram o placar apenas nessas últimas sete partidas.

Claudinho já deixou sua marca até na Champions. Na goleada por 4 a 0 sobre o Malmö, única vitória dos russos na competição até o momento, o camisa 11 fez seu primeiro gol na elite da elite europeia e ganhou o apelido de "czar", dado pelo jornal espanhol "As".

O brasileiro também foi eleito o melhor jogador do Zenit em setembro e emplacou uma obra de arte na histórica goleada por 7 a 1 sobre o Spartak Moscou, na semana passada.

Graças também ao grande início de trajetória de Claudinho, o clube de São Petersburgo tem nadado de braçadas no Campeonato Russo e já abriu cinco pontos de vantagem para o Lokomotiv Moscou, vice-líder.

Na Liga dos Campeões, onde encontra adversários bem mais poderosos, a situação é mais complicada. Com três pontos, ocupa a terceira colocação do Grupo H e está atrás de Juve (nove) e Chelsea (seis).

Depois de duas temporadas consecutivas com alteração de sede da decisão por causa dos efeitos da pandemia de covid-19, a Uefa espera que, desta vez, a Champions consiga ir até à final obedecendo seu planejamento original.

O jogo que irá decidir o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu de clubes está marcado para o dia 28 de maio do próximo ano e será disputado no estádio Krestovsky, em São Petersburgo.

Liga dos Campeões - rodada 4

Hoje
14h45 - Malmö x Chelsea (Grupo H)
14h45 - Wolfsburg x Red Bull Salzburg (Grupo G)
17h - Villarreal x Young Boys (Grupo F)
17h - Juventus x Zenit São Petersburgo (Grupo H)
17h - Bayern de Munique x Benfica (Grupo E)
17h - Sevilla x Lille (Grupo G)
17h - Dínamo de Kiev x Barcelona (Grupo E)
17h - Atalanta x Manchester United (Grupo F)

Amanhã
14h45 - Shakhtar Donetsk x Real Madrid (Grupo D)
14h45 - Milan x Porto (Grupo B)
17h - Sporting x Besiktas (Grupo C)
17h - Borussia Dortmund x Ajax (Grupo C)
17h - Sheriff x Inter de Milão (Grupo D)
17h - Liverpool x Atlético de Madri (Grupo B)
17h - Manchester City x Brugge (Grupo A)
17h - RB Leipzig x Paris Saint-Germain (Grupo A)