Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com campanha perfeita, Brasil pode ser 1ª seleção classificada para Copa-22

Jogadores da seleção brasileira comemoram gol da vitória contra o Chile - Lucas Figueiredo/CBF
Jogadores da seleção brasileira comemoram gol da vitória contra o Chile Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

04/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Única seleção com 100% de aproveitamento depois da disputa das sete primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil tem boas chances de ser o primeiro país classificado em campo para a Copa do Qatar-2022.

Caso o ritmo atual de aproveitamento do qualificatório seja mantido, a equipe de Tite conseguirá carimbar o passaporte para o Mundial do próximo ano no dia 14 de outubro, quando recebe o Uruguai na Arena Amazonas. Por enquanto, a única seleção garantira é a do Qatar, que tem a vaga automática por sediar a competição.

Nesse cenário, o Brasil encerraria a 12ª rodada do torneio continental com 36 pontos, contra 15 ou 16 do quinto colocado (atualmente a Colômbia, que iria para a repescagem). Como só haveria mais 18 pontos em disputa, essa diferença não teria mais como ser tirada.

E, olhando como está a disputa das eliminatórias nos últimos continentes, não é muito provável que alguma outra seleção consiga assegurar sua vaga antes da última partida da Data Fifa do próximo mês.

O qualificatório asiático, que normalmente é o primeiro que define suas seleções classificadas, desta vez está com o calendário bem atrasado por causa dos adiamentos provocados pela pandemia da covid-19. A fase final da competição só começou nesta semana. Por isso, nenhum time deve garantir a ida para o Qatar antes da virada do ano.

A Europa até tem condições de emplacar um ou outro país no Mundial já na última rodada de outubro das eliminatórias, ou seja, quase que simultaneamente à possível classificação do Brasil

Mas, para isso acontecer, alguma seleção teria de sair dela com sete pontos (ou seis, se os confrontos direitos já tiverem sido realizados) a mais do que o segundo colocado do seu grupo, uma missão bem complicada e relativamente rara.

Neste momento, os maiores candidatos a conseguir esse feito na Europa são Inglaterra e Dinamarca, que têm cinco pontos de vantagem para Israel e Polônia, respectivamente os vice-líderes de suas chaves.

Os ingleses enfrentam os poloneses fora de casa, na próxima quarta-feira, em partida determinante para o futuro do grupo. Um dia antes, os dinamarqueses recebem os israelenses.

Para ter a oportunidade de ser a primeira seleção a fazer companhia ao anfitrião Qatar na lista de classificados para o Mundial, o Brasil precisa continuar vencendo um adversário atrás do outro nas Eliminatórias.

A equipe canarinho ainda tem mais dois compromissos neste mês. Amanhã (5), recebe a Argentina na Neo Química Arena, em São Paulo. Na quinta, o adversário é o Peru, na Arena Pernambuco.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, o torneio começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998, com a presença de 32 seleções. A partir do próximo Mundial, que será disputado em 2026 na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá), serão 48 participantes.

Próximos compromissos da seleção:

05/09 - Brasil x Argentina, às 16h, em São Paulo (SP)
09/09 - Brasil x Peru, às 21h30, em São Lourenço da Mata (PE)
07/10 - Venezuela x Brasil, a definir
10/10 - Colômbia x Brasil, em Barranquilla (COL)
14/10 - Brasil x Uruguai, em Manaus (AM)
11/11 - Brasil x Colômbia, em São Paulo (SP)
16/11 - Argentina x Brasil, a definir