Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A janela fechou, mas esses 5 brasileiros famosos continuam desempregados

David Luiz é um dos brasileiros acostumados a jogar no exterior que continuam livres no mercado da bola - Reprodução
David Luiz é um dos brasileiros acostumados a jogar no exterior que continuam livres no mercado da bola Imagem: Reprodução

03/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências para os campeonatos nacionais de primeiro escalão da Europa fechou nessa terça-feira, 31 de agosto. Só que nem todos os jogadores brasileiros acostumados a atuar no futebol internacional conseguiram descolar um clube para defender na primeira metade da temporada 2021/2022.

A boa notícia para eles é que para o Mercado da Bola continua a todo vapor quem não possui vínculo com nenhuma equipe. Tanto os clubes europeus quanto os brasileiros estão liberados para contratar atletas sem contrato fora do período da janela.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores brasileiros acostumados a jogar no exterior que estão na fila do desemprego neste momento. Será que algum deles se anima a voltar para casa?

DAVID LUIZ
Zagueiro
34 anos
Último clube: Arsenal (ING)

Titular da seleção brasileira na Copa do Mundo-2014 e acostumado a defender clubes da elite europeia (chegou a ser campeão continental pelo Chelsea, lá em 2012), acabou sendo liberado pelo Arsenal depois de uma passagem cheia de altos e baixos. Com recursos técnicos acima da média para um zagueiro, David Luiz logo entrou na lista de desejos de Flamengo e Atlético-MG. Mas, como sua prioridade é continuar no Velho Continente, é preciso primeiro esgotar as boas opções que existem por lá. Pelo menos três equipes estrangeiras estão em contato com seu estafe: os portugueses Benfica e Sporting, além do Olympique de Marselha, da França, que é dirigido pelo argentino Jorge Sampaoli (ex-Santos e Atlético-MG).

RAFAEL
Lateral direito
31 anos
Último clube: Basaksehir (TUR)

Rafael (Basaksehir) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O lateral direito que, ao lado do irmão gêmeo, trocou a base do Fluminense pelo Manchester United assim que completou 18 anos, teve vários dias de glória na Europa. Rafael jogou 170 partidas pelo gigante inglês e até assistiu do banco de reservas a uma final de Champions. O defensor também fez parte dos planos da seleção no começo da década passada, mas se "queimou" depois de falhar na final dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Nove anos depois e com uma passagem apagada pela Turquia nas costas, Rafael pode estar prestes a jogar profissionalmente pela primeira vez no futebol brasileiro. O maior interessado em contratá-lo é o Botafogo, atualmente na Série B.

SIDNEI
Zagueiro
32 anos
Último clube: Betis (ESP)

O zagueiro Sidnei (esq.), do Betis, está bem cotado no Fifa - Cristina Quicler/AFP - Cristina Quicler/AFP
Imagem: Cristina Quicler/AFP

Faz tempo que o zagueiro deixou o Internacional para se aventurar na Europa. Nos últimos 13 anos, Sidnei passou por três países diferentes: Portugal (Benfica), Turquia (Besiktas) e Espanha (Espanyol, La Coruña e Betis). Apesar de nunca ter estourado a ponto de conseguir uma convocação para a seleção principal, o defensor foi consistente o suficiente para se manter em clubes razoavelmente importantes dos campeonatos por onde passou. Incomodado com a reserva do Betis, o brasileiro pediu para ter seu contrato rescindido e, nesta semana, foi atendido pela diretoria. O principal rumor de retorno ao futebol nacional envolve justamente o Inter, clube onde iniciou a carreira.

MAICON
Zagueiro
32 anos
Último clube: Al-Nassr (ARA)

Maicon (Al-Nassr) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Assim como David Luiz, o ex-jogador do São Paulo também viu seu nome ser ligado a uma possível transferência para o Flamengo durante as últimas semanas. Maicon é outo zagueiro brasileiro que ainda não sabe bem o que vai fazer da vida neste semestre. Ele está fora do Brasil desde 2017, quando foi negociado com o Galatasaray. Mesmo tendo conquistado um título turco por lá, não permaneceu tanto tempo assim no clube e logo foi emprestado (e posteriormente vendido) para o Al-Nassr, da Arábia Saudita, onde também foi campeão nacional e permaneceu durante duas temporadas e meia. No fim de junho, seu contrato chegou ao fim, e ele foi embora em busca de uma nova oportunidade para dar sequência à carreira.

FERNANDO
Volante
29 anos
Último clube: Beijing Guoan (CHN)

Fernando (Beijing Guoan) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mais lembrado no Brasil pelo envolvimento no caso que levou à prisão do motorista Robson Oliveira, detido durante 776 dias na Rússia por ter entrado no país com medicamento proibido, o ex-volante do Grêmio não disputa uma partida oficial desde dezembro. Assim como vários outros brasileiros que também jogavam na China, Fernando não conseguiu viajar para a Ásia no começo deste ano por causa das barreiras sanitárias utilizadas como prevenção à covid-19. No mês passado, o brasileiro chegou a um acordo com o Beijing Guoan para ter seu contrato rescindido. Mas, ao contrário de Renato Augusto e Roger Guedes, que passaram por situações semelhantes e logo descolaram novos clubes, o volante ainda não arrumou um novo emprego.