Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A janela fechou, mas esses 7 jogadores famosos continuam desempregados

Ribéry deixou a Fiorentina e agora está em busca de um novo clube no mercado da bola - REUTERS/Jennifer Lorenzini
Ribéry deixou a Fiorentina e agora está em busca de um novo clube no mercado da bola Imagem: REUTERS/Jennifer Lorenzini

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências para os campeonatos nacionais do primeiro escalão do futebol europeu, como Inglês, Italiano, Espanhol, Alemão e Francês, já fechou. Desde a noite de terça-feira, os clubes que disputam essas competições estão proibidos de contratar jogadores que já estejam no elenco de outras equipes.

Mas, para a sorte de vários atletas conhecidos que já passaram por grandes clubes, vestiram a camisa de suas seleções e conquistaram títulos importantes ao longo da carreira, há uma brecha que permite a chegada de reforços que estejam sem contrato mesmo nesse período pós-Mercado da Bola.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores famosos que podem se beneficiar dessa regra. Afinal, a janela de transferências chegou ao fim, mas eles continuam desempregados.

FRANCK RIBÉRY
Meia-atacante
38 anos
Francês

Terceiro colocado no prêmio de melhor jogador do mundo em 2013, o francês que marcou época com a camisa do Bayern de Munique (12 anos) passou as duas últimas temporadas defendendo a Fiorentina. Apesar da idade elevada, Ribéry teve bons momentos no futebol italiano, chegou a ser eleito o craque do Calcio em setembro de 2019 e o destaque do seu clube em 2019/2020. Por isso, é bem provável que ele continue no país campeão da última Eurocopa. De acordo com veículos da imprensa italiana, Hellas Verona, Lazio e até mesmo o Milan cogitam a possibilidade de oferecer um contrato ao meia-atacante nas próximas semanas.

JAVIER PASTORE
Meia-atacante
32 anos
Argentino

Javier Pastore (Roma) - AFP - AFP
Imagem: AFP

Quando mais novo, o meia-atacante chegou a ser um dos jogadores mais importantes do Paris Saint-Germain, disputou mais de 30 partidas da Liga dos Campeões. Mas Pastore envelheceu mal. Enfrentando muitos problemas físicos, só foi a campo 20 vezes pela Roma na soma das duas últimas temporadas. No começo da semana, chegou a um acordo com a diretoria italiana para ter seu contrato rescindido. A expectativa é que o argentino retorne para o mercado sul-americano (há rumores de um possível namoro com o Talleres). Tempos atrás, o São Paulo chegou a manifestar interesse em contratá-lo.

MARIO MANDZUKIC
Atacante
35 anos
Croata

Mario Mandzukic, da Croácia, na partida diante da Inglaterra, pela semifinal da Copa da Rússia - AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV - AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV
Imagem: AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV

Vice-campeão mundial na Copa-2018 com a seleção croata, o centroavante vem mudando bastante de casa desde que deixou a Juventus no começo do ano passado. Desde então, Mandzukic passou seis meses no Al-Duhail, do Qatar, curtiu um semestre sabático e defendeu o Milan na segunda metade da temporada 2020/2021. Sem ter balançado as redes em 11 partidas pela equipe rossonera, não conseguiu a renovação de contrato que tanto desejava e acabou ficando novamente desempregado. No dia do fechamento da janela de transferências, seu nome chegou a ser conectado ao Barcelona, só que o clube catalão preferiu buscar o holandês Luuk de Jong na reserva do Sevilla a apostar no veterano centroavante ex-Bayern e Atlético de Madri.

SHKODRAN MUSTAFI
Zagueiro
29 anos
Alemão

Mustafi em ação pela seleção alemã - Alexander Hassenstein/Getty Images - Alexander Hassenstein/Getty Images
Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Reserva da Alemanha que foi campeão mundial em 2014, o zagueiro dava pinta de que assumiria a titularidade da seleção e teria vida longa com a camisa alvinegra. Mas não foi o que aconteceu. Durante os cinco anos em que defendeu o Arsenal, Mustafi foi perdendo desempenho e também espaço nas convocações germânicas. No começo do ano, acabou liberado pelos londrinos para se transferir ao Schalke 04. Com o rebaixamento do tradicional clube para a segunda divisão alemã, o zagueiro não renovou contrato e saiu em busca de novas oportunidades profissionais. O destino mais provável de Mustafi é a Itália. Nas últimas semanas, ele negociou com Genoa e Torino, que ainda tentam viabilizar sua contratação.

ELIAQUIM MANGALA
Zagueiro
30 anos
Francês

Eliaquim Mangala (Valencia) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Um dos zagueiros mais caros da história, o francês que custou 45 milhões de euros (R$ 275,6 milhões) ao Manchester City é também uma das grandes decepções que o atual campeão inglês já experimentou. Durante os cinco anos em que foi contratado dos Citizens, Mangala não chegou a jogar nem 80 partidas e foi emprestado a outras equipes para ter ritmo de jogo. Em 2019, quando seu vínculo chegou ao fim, voltou à Espanha para jogar no Valencia. Mas, mesmo com o clube de Mestalla longe de viver seus melhores dias, acabou indo parar no banco de reservas. Com salário alto demais para um mero suplente, Mangala foi dispensado no fim da última temporada.

SERGIO ROMERO
Goleiro
34 anos
Argentino

 O goleiro argentino Sergio Romero atualmente está entre os reservas do Manchester United - Catherine Ivill/Pool via REUTERS - Catherine Ivill/Pool via REUTERS
Imagem: Catherine Ivill/Pool via REUTERS

Goleiro com experiência de duas Copas do Mundo (e direito à participação na final do Brasil-2014), o argentino passou seis temporadas um tanto quanto esquecido no banco do Manchester United e não disputa uma partida oficial desde agosto de 2020. Liberado pelos "Red Devils", Romero ainda não conseguiu se reposicionar no mercado de trabalho. E, como quase todo time europeu de ponta ou de médio porte já definiu seus goleiros titulares e reservas, não sobraram muitas vagas para o argentino se candidatar. Nos últimos dias, surgiram rumores de que ele pode voltar à América do Sul e que chegou a ser oferecido ao Flamengo.

SERGE AURIER
Lateral direito
28 anos
Marfinense

Serge Aurier, do Tottenham - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

A contratação do brasileiro Emerson Royal (ex-Barcelona), no último dia da janela de transferências, teve um outro efeito imediato no elenco do Tottenham. Aurier, que era o lateral direito titular da equipe inglesa até a temporada passada e que já vinha perdendo espaço desde a chegada do técnico Nuno Espírito Santos, pediu para deixar o clube londrino e teve seu desejo atendido. Com o contrato rescindido, o marfinense não deve demorar para encontrar um novo time disposto a contratá-lo. Seu nome já está circulando na imprensa italiana como forte candidato a assinar com a Roma, onde reencontraria José Mourinho, seu ex-treinador nos Spurs.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, Javier Pastore não disputou a última Copa do Mundo com a seleção argentina.