Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Saudades de vencer fez filho de ídolo do São Paulo desistir da Inglaterra

Bernardo está a um jogo da fase de grupos da Champions - Divulgação
Bernardo está a um jogo da fase de grupos da Champions Imagem: Divulgação

24/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O lateral esquerdo brasileiro Bernardo está a 90 minutos de ter certeza que não cometeu nenhuma loucura ao trocar a Premier League inglesa, o campeonato nacional mais badalado e estrelado do planeta, pelo modesto Campeonato Austríaco.

Um empate contra o Brondby, amanhã (25), na Dinamarca, basta para que o Red Bull Salzburg vença o playoff decisivo das preliminares Liga dos Campeões da Europa e, com isso, alcance a classificação para a fase de grupos do torneio interclubes.

Também será suficiente para que o defensor de 26 anos prove que, pelo menos de vez em quando, dar um passinho para trás é a forma mais correta para conseguir caminhar para frente.

Bernardo passou dois anos e meio no Brighton, clube que normalmente ocupa a parte de baixo da tabela do Inglês. Em janeiro, cansado de brigar "por nada" e incomodado com as poucas oportunidades que vinha recebendo no clube, decidiu voltar em janeiro ao Salzburg, seu primeiro time na Europa, onde já havia estado por um semestre em 2016.

"Eu tinha saudades de vencer. É muito melhor ganhar campeonatos do que perder a maioria dos jogos. É claro que isso pesou na minha decisão. Eu queria jogar, queria ter visibilidade em um lugar que sou desejado", afirmou o jogador, por telefone, ao "Blog do Rafael Reis".

Se o objetivo de Bernardo era levantar taças, poucos times no planeta poderiam saciar tanto essa fome quanto a versão austríaca da Red Bull. O Salzburg é o atual octacampeão nacional e venceu sete das últimas oito edições da Copa da Áustria.

Só nos sete meses desde seu retorno ao clube (primeiro por empréstimo e, depois, em definitivo) já foram duas conquistas: uma da liga e outra da copa. E agora o brasileiro está prestes a disputar a etapa principal da Champions e reencontrar algumas das estrelas que costumava enfrentar na Inglaterra.

"Eu não ia ficar lá só pelo rótulo de ser jogador da Premier League. O Salzburg é um time que tem ganhado força no cenário internacional. Então, acredito que tenha sido a escolha mais correta".

A decisão do lateral teve o amparo de alguém que conhece bastante do mundo da bola. Seu pai e empresário é o ex-volante Bernardo, ídolo do São Paulo que ganhou três títulos paulistas e dois brasileiros entre o final da década de 1980 e o começo dos anos 1990 e que também defendeu Corinthians, Vasco, Internacional e Santos, além de ter tido uma rápida passagem pelo Bayern de Munique.

"É um privilégio ter um pai que jogou futebol porque tenho alguém que já passou por muitas coisas na carreira e pode me dar conselhos na hora que preciso. Claro que o futebol mudou muito desde a época dele. Mesmo assim, ele consegue me orientar. É responsável por grande parte da minha carreira ser um sucesso".

Foi do Bernardo pai, aliás, a ideia da saída precoce do Brasil (com 18 anos) para tentar a sorte na Europa. Mas é do Bernardo filho o desejo de ainda fazer o caminho de volta antes do fim da carreira para ter a experiência de jogar em um grande clube do país onde nasceu e cresceu.

"Sempre fui torcedor de arquibancada. Meu maior sonho é jogar pelo time de coração. Quero sim jogar no Brasil. É algo que acho que preciso fazer para satisfazer aquele menino de 14, 15 anos que queria ser jogador de futebol", completou.

Os últimos seis participantes da fase de grupos da Liga dos Campeões serão conhecidos entre hoje e amanhã, com a disputa das últimas partidas dos playoffs preliminares da competição.

A etapa principal da Champions será jogada entre os dias 14 de setembro e 8 de dezembro. A maior novidade já confirmada desta temporada é a presença do Villarreal, que estava afastado do primeiro escalão continental desde 2011/2012.

O novo campeão europeu será revelado ao mundo em 28 de maio do próximo ano. Depois de duas temporadas consecutivas em Portugal devido a adaptações relacionadas à pandemia da covid-19, a decisão do torneio continental desta vez será jogada no estádio Krestovsky, em São Petersburgo, na Rússia.

Playoffs da Champions - fase preliminar

Hoje
16h - Ferencváros (HUN) x Young Boys (SUI)
2 a 3 na partida de ida
16h - Ludogorets (BEL) x Malmö (SUE)
0 a 2 na partida de ida
16h - PSV Eindhoven (HOL) x Benfica (POR)
1 a 2 na partida de ida

Amanhã
16h - Shakhtar Donetsk (UCR) x Monaco (FRA)
1 a 0 na partida de ida
16h - Brondby (DIN) x Red Bull Salzburg (AUT)
1 a 2 na partida de ida
16h - Dínamo Zagreb (CRO) x Sheriff Tiraspol (MOL)
0 a 3 na partida de ida