Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por onde andam 7 jogadores que foram chamados de "novo Messi"?

Bojan corre para abraço com Messi, a quem era comparado no Barcelona - Getty Images
Bojan corre para abraço com Messi, a quem era comparado no Barcelona Imagem: Getty Images

06/08/2021 04h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Só existe um Lionel Messi. Mas, ao longo das quase duas décadas em que o argentino abrilhantou a camisa do Barcelona, não faltaram jovens jogadores talentosos reivindicando o direito de ser seu sucessor direto.

A maioria não conseguiu sequer ter uma mínima fatia do sucesso do craque mais importante da história do Barça, que está em busca de um novo clube para dar sequência à sua carreira. Mas ainda há uns que vivem a expectativa de repetir alguns dos seus passos.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores que foram comparados a Messi e mostra o que cada um deles anda fazendo da vida atualmente.

BOJAN KRKIC
Atacante
30 anos
Espanhol
Sem clube

Bojan Krkic - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Formado no próprio Barcelona, foi o primeiro jogador a ser chamado de "novo Messi". Fenômeno nas categorias de base, estreou como profissional ainda mais jovem que o argentino (com 17 anos e 19 dias) e chegou à seleção adulta da Espanha logo depois do 18º aniversário. Mas, diante da enorme pressão que sofria para alcançar um nível semelhante ao camisa 10, começou a sofrer com crises de ansiedade e viu sua carreira decaindo ano após ano. O atacante passou por outros clubes importantes da Europa, como Ajax, Milan e Roma, mas não se firmou em lugar algum. No ano passado, disputou a MLS (Major League Soccer) pelo Montréal Impact e fez quatro gols. Desde janeiro, está desempregado.

TAKEFUSA KUBO
Meia-atacante
20 anos
Japonês
Real Madrid (ESP)

Take Kubo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O "Messi japonês" ficou famoso ainda na pré-adolescência, quando imagens suas destruindo partidas das equipes sub-11, sub-12 e sub-13 do Barcelona viralizaram nas redes sociais. Só que Kubo não pode permanecer em La Masia, porque o clube violou regras de transferências internacionais de atletas menores de idade, e teve de retornar ao Japão. Em 2019, já como profissional, foi contratado pelo Real Madrid e voltou à Espanha. Nas últimas três temporadas, foi emprestado a equipes menos poderosas (Mallorca, Villarreal e Getafe) para ganhar experiência. Kubo agora vive a expectativa de ser aproveitado pelo gigante merengue, ainda mais depois das ótimas exibições que teve no torneio de futebol dos Jogos de Tóquio-2020.

LEE SEUNG-WOO
Meia-atacante
23 anos
Sul-coreano
Sint-Truiden (BEL)

Lee Seung-woo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A versão sul-coreana de Messi teve um início de trajetória semelhante ao da japonesa. Assim como Kubo, Seung-Woo trocou a Ásia pelo Barcelona no final da infância, brilhou nas categorias de base do clube e foi eleito o melhor jogador jovem do seu continente em 2017. Só que o meia-atacante teve de ficar três anos inteiros só treinando por conta da punição recebida pelo Barça. Quando foi liberado para jogar, Seung-Woo não conseguiu mostrar o que se esperava dele. Ele teve passagens pouco produtivas pelo Hellas Verona e pelo Portimonense. Atualmente, veste a camisa 10 do Sint-Truiden, time da parte de baixo da tabela do futebol belga.

JUAN ITURBE
Meia-atacante
28 anos
Paraguaio
Sem clube

Juan Iturbe - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Único integrante dessa lista que, assim como Messi, nasceu na Argentina, Iturbe escolheu defender o Paraguai, terra dos seus pais, e começou a ser comparado ao craque por suas atuações nas seleções de base. O sucesso do "Messi paraguaio" o levou ao Porto ainda em 2011, quando ele tinha só 18 anos. Iturbe ainda conseguiu subir mais um degrau na carreira e jogou até na Roma. Mas não se firmou por lá e precisou retornar às Américas. Desde 2017, tem disputado o Campeonato Mexicano. Seu último clube foi o Pumas UNAM. De acordo com a imprensa paraguaia, ele deve ser anunciado nos próximos dias como reforço do Aris, da Grécia.

RYAN GAULD
Meia-atacante
25 anos
Escocês
Vancouver Whitecaps (CAN)

Ryan Gauld - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na época em que jogava nas categorias de base do Sporting, o escocês mostrava tanta habilidade e agilidade que costumava ser chamado de "baby Messi". Só que nem mesmo todo esse talento foi suficiente para que Gauld fizesse mais do que cinco partidas oficiais pelo clube português. Sem espaço no time de cima, foi emprestado para vários clubes para ganhar bagagem como jogador profissional. Aos 25 anos e ainda sem estrear pela seleção escocesa, o sucessor de Messi acabou se assinar com o Vancouver Whitecaps e se transferir para a MLS norte-americana.

CHRISTIAN ATSU
Meia-atacante
29 anos
Ganês
Al-Raed (ARA)

Christian Atsu - Miguel Riopa/AFP - Miguel Riopa/AFP
Imagem: Miguel Riopa/AFP

Fã de carteirinha do craque argentino, o ex-jogador do Porto e do Chelsea não perde uma oportunidade de usar suas redes sociais para se derreter pelo seis vezes eleito melhor jogador do mundo. A idolatria e os momentos em que melhor jogou bola renderam a Atsu o apelido de "Messi africano". Mas ele não tem justificado essa alcunha. Na última temporada, só foi aproveitado pelo Newcastle em um jogo da Copa da Liga Inglesa. Sem oportunidades, acabou liberado para se transferir para a Arábia Saudita nesta janela de transferências.

MAZINHO
Meia-atacante
33 anos
Brasileiro
América-RN

Mazinho - Fernando Donasci/UOL - Fernando Donasci/UOL
Imagem: Fernando Donasci/UOL

O Brasil também tem o seu Messi. Apesar quatro meses mais novo que o original, Mazinho chamou atenção no Palmeiras em 2012 quando revelou aos jornalistas que seu apelido era "Messi Black". O meia-atacante fez parte do elenco que foi campeão da Copa do Brasil naquele ano, mas depois perdeu espaço no time e começou a ser emprestado para outros clubes. Ídolo do Oeste, o jogador já defendeu dois clubes neste ano. No primeiro semestre, jogou a Série A2 do Paulista pelo XV de Piracicaba. Em junho, assinou com o América de Natal para disputar a Série D.