Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 jogadores de futebol que disputaram Copa do Mundo e também Big Brother

Um dos maiores atacantes da história do México, Luis Hernández foi confinado no Big Brother - Getty Images
Um dos maiores atacantes da história do México, Luis Hernández foi confinado no Big Brother Imagem: Getty Images

22/03/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quase todas as edições de Big Brother têm uma espécie de cota para atleta. Entre os participantes do reality show, sempre há um jogador de futebol, um lutador, um ginasta, um halterofilista ou, pelo menos, alguém que ganha a vida fazendo exercícios físicos.

Mas, aqui no Brasil, até hoje nenhum atleta de ponta da modalidade mais popular do planeta participou do programa da TV Globo. Os futebolistas que entraram na casa tinham no máximo carreiras medianas.

Lá no exterior, no entanto, a situação é bem diferente. Com edições com presença de celebridades há muito mais tempo que aqui, vários países já confinaram jogadores conhecidos do grande público.

O "Blog do Rafael Reis" mostra abaixo cinco atletas de futebol que chegaram ao auge da carreira, disputar uma Copa do Mundo, e que também participaram do Big Brother. Um deles até venceu o reality.

LUIS HERNÁNDEZ
Mexicano
54 anos
Big Brother VIP 4 (2005)

Na década de 1990, quando a rivalidade nos gramados entre Brasil e México explodiu, o atacante de longos cabelos loiros era uma das principais armas da seleção azteca. Luis Hernández é ainda hoje o quarto maior artilheiro da história do seu país, com 35 gols. Ao longo da carreira, defendeu clubes importantes do cenário continental, como Monterrey, Necaxa, América (MEX), Boca Juniors e Los Angeles Galaxy. Foi artilheiro da Copa América em 1997 e esteve nos Mundiais de 1998 e 2002. Ele entrou na versão VIP do Big Brother mexicano quando tinha 37 anos, meses depois de pendurar as chuteiras, e lutou bravamente pelo prêmio. Ao longo de 64 dias, foi quatro vezes mandado para o paredão, mas se salvou em todos eles. Na final, foi derrotado pela cantora Sasha Sokol e ficou com a segunda posição.

DAVID ODONKOR
Alemão
37 anos
Promi Big Brother 3 (2015)

David Odonkor (Big Brother) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos primeiros negros a vestir a camisa da seleção alemã principal, o meia-atacante formado nas categorias de base do Borussia Dortmund foi terceiro colocado na Copa do Mundo-2006 e vice da Eurocopa-2008. Depois, até chegou a se transferir para o Betis para jogar no Campeonato Espanhol, mas passou por uma série de problemas no joelho e nunca mais foi o mesmo. Em 2015, dois anos depois de pendurar as chuteiras, aceitou participar da terceira edição exclusiva para celebridades do Big Brother alemão. E, ao contrário do que aconteceu nos torneios que disputou com a seleção, não ficou no quase. O programa, que durou apenas duas semanas, consagrou Odonkor como campeão.

JOHN BARNES
Inglês
57 anos
Celebrity Big Brother 21 (2018)

John Barnes (Big Brother) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ídolo do Liverpool nas décadas de 1980 e 1990, o ponta esquerda foi eleito duas vezes o melhor jogador da temporada na Inglaterra (1987/1988 e 1989/1990) e conduziu os Reds a dois títulos do campeonato nacional (além de duas Copas da Inglaterra e uma Copa da Liga). Apesar de ter nascido na Jamaica, escolheu defender a seleção inglesa e esteve em duas Copas do Mundo (1986 e 1990). Depois de aposentado, assumiu de vez o posto de uma das principais vozes na luta contra o racismo no futebol e foi chancelado pela rainha Elizabeth como Membro da Ordem do Império Britânico. Mesmo com esse currículo todo, não teve vergonha de entrar na casa do Big Brother em 2018. Barnes ficou 20 dias confinado e foi o quarto eliminado da 21ª edição para celebridades do reality no Reino Unido.

MARIO BASLER
Alemão
52 anos
Promi Big Brother 4 (2016)

Mario Basler (Big Brother) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A vitória de Odonkor em 2015 fez o Promi Big Brother repetir a fórmula no ano seguinte e chamar um outro ex-jogador da seleção alemã para participar do reality. O escolhido foi Mario Basler, ex-meia-atacante especialista em jogadas de bola parada (fez vários gols de falta e alguns olímpicos durante a carreira) que defendeu Werder Bremen, Bayern de Munique e Kaiserslaustern, foi artilheiro da Bundesliga em 1994/1995 e fez parte do elenco germânico que disputou a Copa de 1994. Assim como Odonkor, Basler também fez bonito no Big Brother. Ele chegou até a final, mas acabou derrotado pelo ator Ben Tewaag e pela modelo Cathy Lugner. Com isso, terminou a temporada na terceira posição.

LEO VAN DER ELST
Belga
59 anos
Big Brother VIPs 1 (2001)

Van der Elst (Big Brother) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vinte anos atrás, quando o formato Big Brother ainda estava engatinhando no mundo, a televisão belga resolveu fazer uma edição exclusiva com participantes já conhecidos do público. E entre os 12 convocados para esta aventura estava Leo van der Elst, meio-campista que, ao lado do irmão, fez parte do elenco da seleção belga que foi quarta colocada na Copa de 1986. O ex-jogador, que na época trabalhava como técnico, teve passagem expressivas por três dos principais times do país: Royal Antuérpia, Brugge e Genk. No programa, que durou apenas 11 dias, ele ficou até o fim. Só que nem subiu ao pódio: foi o quarto colocado.