Topo

Rafael Reis

Melhor do mundo, Lewandowski vira líder da Chuteira de Ouro... e já dispara

Novo líder da Chuteira de Ouro, Lewandowski comemora gol contra o Bayer Leverkusen - Getty Images
Novo líder da Chuteira de Ouro, Lewandowski comemora gol contra o Bayer Leverkusen Imagem: Getty Images

22/12/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eleito na semana passada o melhor jogador do mundo da temporada 2019/20, Robert Lewandowski resolveu comemorar a maior conquista individual de sua carreira assumindo a liderança de outro prêmio.

Com os quatro gols marcados nas vitórias por 2 a 1 do Bayern de Munique sobre Wolfsburg (quarta-feira) e Bayer Leverkusen (sábado), o centroavante polonês chegou à dianteira da Chuteira de Ouro.

O camisa 9 soma agora 17 bolas nas redes nesta edição do Campeonato Alemão e, consequentemente, 34 pontos na corrida pelo posto de artilheiro máximo das ligas nacionais da Europa na atual temporada.

Assim, ele deixou para trás o bielorrusso Maksim Skavysh, do BATE Borisov, que ocupava a liderança já há alguns meses e parou nos 28,5 pontos.

Mas, na prática, a diferença de Lewandowski para os outros candidatos à Chuteira de Ouro é bem maior, já que Skavysh, assim como Christoffer Nyman e Kasper Junker, que dividem a terceira posição, atuam em campeonatos que já encerraram a temporada e não podem mais pontuar.

A ameaça real mais próxima ao atacante do Bayern é o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, que agora ocupa a quinta posição e tem 26 pontos no ranking. Na prática, quatro gols o separam do líder.

O top 10 dos artilheiros máximos da Europa em 2020/21 tem ainda mais um medalhão, o português Cristiano Ronaldo, da Juventus, no oitavo lugar, com dois pontos a menos que Salah e a dez do melhor jogador do planeta.

Maior vencedor da história da Chuteira de Ouro, com seis títulos, Lionel Messi desta vez está bem longe da disputa. O camisa 10 do Barcelona ocupa a 115ª posição, com 12 pontos, resultado dos seis gols que marcou nesta temporada do Espanhol.

O Brasil não fatura a taça desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada europeia. O ex-centroavante do Grêmio também levantou o troféu em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta temporada, o brasileiro mais bem posicionado é o meia-atacante Dodô, ex-Joinville e Penapolense, que joga pelo Liepaja, da Letônia. Com 18 gols e 18 pontos, ele divide a 26ª colocação com outros 13 jogadores, como os astros Harry Kane (Tottenham) e Bruno Fernandes (Manchester United).

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da corrida pelo posto de artilheiro máximo do Velho Continente.

Confira a classificação da Chuteira de Ouro

1 - Robert Lewandowki (POL, Bayern de Munique) - 34 pontos (17 gols)
2 - Maksim Skavysh (BLR, BATE Borisov) - 28,5 pontos (19 gols)
3 - Christoffer Nyman (SUE, Norrköping) - 27 pontos (18 gols)
Kasper Junker (DIN, Bodo/Glimt) - 27 pontos (27 gols)
5 - Mohamed Salah (EGI, Liverpool) - 26 pontos (13 gols)
Rauno Sappinen (EST, Flora Tallinn) - 26 pontos (26 gols)
7 - Amahl Pellegrino (NOR, Kristiansund) - 25 pontos (25 gols)
8 - Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) - 24 pontos (12 gols)
Jasur Yakhshiboev (UZB, Shakhtjor Soligorsk) - 24 pontos (16 gols)
10 - Astrit Selmani (SUE, Varbergs BoIS) - 22,5 pontos (15 gols)
Jesper Karlsson (SUE, AZ Alkmaar) - 22,5 pontos (15 gols)