Topo

Rafael Reis

"Trintão" desconhecido lidera Chuteira de Ouro; Brasil aparece no top 10

Maksim Skavysh é o líder da Chuteira de Ouro nesta temporada - Reuters
Maksim Skavysh é o líder da Chuteira de Ouro nesta temporada Imagem: Reuters

20/10/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Maksim Skavysh já tem 30 anos, mas nunca atuou em uma liga de primeiro escalão. Ao longo da carreira, rodou por equipes de Belarus, disputou a segunda divisão da Rússia e teve uma rápida passagem por Israel. Seu maior feito até hoje foi ter participado dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Mas esse centroavante bielorrusso, praticamente um desconhecido para quem não acompanha de perto o futebol do Leste Europeu, é o artilheiro do Velho Continente neste início de temporada 2020/21.

O camisa 15 do BATE Borisov ocupa a liderança da primeira parcial da Chuteira de Ouro, troféu concedido anualmente por um pool de veículos de imprensa ao goleador máximo dos campeonatos nacionais da Europa nesta temporada.

Skavysh tem até o momento 22,5 pontos na corrida pelo prêmio, resultado dos 15 gols que já marcou nesta edição do Campeonato Bielorrusso, que distribui um ponto e meio por cada bola empurrada para dentro das redes.

Rauno Sappinen, do Flora Tallinn, que ocupa a segunda colocação no ranking, até anotou mais gols que ele, mas leva desvantagem de atuar na Estônia, onde cada gol só vale um ponto. Por isso, tem 21 pontos.

O único brasileiro no top 10 da Chuteira de Ouro é o meia-atacante Gabriel Ramos, ex-Bahia e Cuiabá, que joga pelo Torpedo Zhodino, de Belarus. Com dez gols e 15 pontos, ele divide a décima colocação com outros seis jogadores.

A presença de tantos nomes pouco relevantes no cenário internacional na parte da cima do ranking dos artilheiros da Europa tem uma explicação.

Skavysh, Sappinen, Gabriel Ramos e os outros nomes que estão na dianteira do prêmio atuam em países que utilizam um calendário anual, semelhante ao do Brasil. Por isso, eles estão já na reta final da temporada, e não no começo, situação dos centros mais importantes.

Dentre os jogadores que começaram a temporada em setembro e que atuam nas ligas mais fortes (aquelas onde cada gol vale dois pontos), os "líderes" da Chuteira de Ouro são o polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique), o inglês Dominic Calvert-Lewin (Everton) e o sul-coreano Son Heung-min (Tottenham). Eles têm 14 pontos e ocupam a 17ª posição na lista geral.

O atual campeão da Chuteira de Ouro é o italiano Ciro Immobile, da Lazio, que acumulou 72 pontos na temporada passada e venceu uma equilibrada disputa com Lewandowski. Já Lionel Messi, do Barcelona, é o maior vencedor da história do prêmio e já levou para casa seis troféus.

O Brasil não fatura a taça desde 2001/2002, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada europeia. O ex-centroavante do Grêmio também levantou o troféu em 1998/1999. Além dele, apenas Ronaldo (1996/1997) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da corrida pelo posto de artilheiro máximo do Velho Continente.

Confira a classificação da Chuteira de Ouro

1 - Maksim Skavysh (BLR, BATE Borisov) - 22,5 pontos (15 gols)
2 - Rauno Sappinen (EST, Flora Tallinn) - 21 pontos (21 gols)
3 - Christoffer Nyman (SUE, Norrköping) - 19,5 pontos (13 gols)
Jasur Yakhshiboev (UZB, Pakhator Tashkent) - 19,5 pontos (13 gols)
5 - Amahl Pellegrino (NOR, Kristiansund) - 19 pontos (19 gols)
6 - Jesper Karlsson (SUE, AZ Alkmaar) - 18 pontos (12 gols)
7 - Steven Lennon (ESC, Hafnarfjödur) - 17 pontos (17 gols)
8 - Isaac Kiese Thelin (SUE, Malmö) - 16,5 pontos (11 gols)
Stefano Holmquist Vecchia (SUE, IK Sirius) - 16,5 pontos (11 gols)
10 - Evgeni Shikavka (BLR, Dínamo Minsk) - 15 pontos (10 gols)
Gabriel Ramos (BRA, Torpedo Zhodino) - 15 pontos (10 gols)
Patrick Pedersen (DIN, Valur Reykjakiv) - 15 pontos (15 gols)
Pavel Nekhajchik (BLR, BATE Borisov) - 15 pontos (10 gols)
Tolu Arokodare (NIG, Valmiera) - 15 pontos (15 gols)
Vitali Lisakovich (RUS, Lokomotiv Moscou) - 15 pontos (10 gols)
Zoran Marusic (SER, Neman Grodno) - 15 pontos (10 gols)