Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Decisão do STJ sobre Robinho vai ajudar a definir a cara do Brasil

Robinho na época em que atuava pelo Atlético-MG - Pedro Vilela/Getty Images
Robinho na época em que atuava pelo Atlético-MG Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Perrone

24/02/2023 11h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao decidir se acata o pedido da Justiça italiana para que Robinho cumpra em território brasileiro pena de nove anos por estupro, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai ajudar a definir como fica a cara do Brasil perante o mundo.

Claro que toda decisão judicial deve ser técnica. No caso do ex-jogador do Santos e da seleção brasileira não deve ser diferente. Isso não muda o fato de que o que for decidido mostrará ao planeta que tipo de país o Brasil é.

Caso o pedido dos italianos seja negado, a imagem brasileira será a de um porto seguro para cidadãos locais acusados de estupro em terras estrangeiras.

A comunidade internacional olhará para cá e verá mais um ponto do planeta que não se preocupa muito em proteger as mulheres. Afinal, Robinho continuará desfrutando a vida como se nada tivesse ocorrido. Ele nega que tenha participado de um estupro coletivo na Itália, mas a condenação é um fato.

Por outro lado, se o STJ decidir que Robinho deve cumprir a pena aqui, o Brasil mostrará aos demais países que não tolera casos de estupro. E que não interessa se o condenado é famoso ou não. Seria também uma forma de apagar um pouco da grande tatuagem que o Brasil exibe com a inscrição "impunidade".