Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conselho do Corinthians tem até situacionista contra VP e opositor a favor

Vitor Pereira, técnico do Corinthians - Ricardo Moreira/Getty Images
Vitor Pereira, técnico do Corinthians Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

16/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Manter Vítor Pereira mesmo em caso de desclassificação na Copa do Brasil na próxima quarta (17) ou demitir o treinador se o time não se classificar?

A pergunta divide o Conselho Deliberativo corintiano, apesar de a diretoria não dar sinais de que pretende trocar a comissão técnica.

Há quem acredite que o treinador já deveria ter sido demitido depois da queda nas quartas de final da Libertadores, diante do Flamengo, na semana passada. Ou depois da derrota para o Palmeiras, que deixou o Alvinegro a nove pontos do rival, líder do Brasileirão, no último sábado (13).

Mas também existem conselheiros que defendem a permanência do português mesmo se o clube for eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil pelo Atlético-GO, na Neo Química Arena.

O Alvinegro precisa vencer por três gols de diferença. Ou ganhar por uma vantagem de dois tentos e buscar nos pênaltis a vaga nas semifinais.

A divisão de opiniões independe de posicionamentos políticos. Isso porque a coluna ouviu um situacionista pedindo a demissão do treinador e um opositor defendendo a manutenção dele mesmo em caso de eliminação na Copa do Brasil.

O conselheiro que integra o grupo político do presidente Duilio Monteiro Alves, entre outras queixas, reclama do que considera erros de escalação do treinador.

Ele também apontou falta de formação de uma base por causa das constantes mudanças. Citou como negativo o fato de o técnico só revelar para o elenco a escalação no dia do jogo e também reclamou de críticas feitas publicamente aos jogadores pelo técnico.
Queixas semelhantes são feitas por conselheiros da oposição.

Outro ponto abordado é a avaliação de que VP ainda não entendeu como o Corinthians funciona.

A declaração dada por Pereira citando sua conta bancária para demonstrar que não tem medo de ser demitido após pergunta na entrevista coletiva depois do último Dérbi aumentou a insatisfação de parte dos conselheiros.

Os críticos entendem que o técnico desrespeitou corintianos que vivem em situação de pobreza. Conselheiro oposicionista favorável à demissão disse à coluna que teria demitido VP logo depois da afirmação polêmica.

No dia seguinte, o técnico declarou que reagiu mal à pergunta sobre se estava se sentindo ameaçado de demissão e que não expressou o que pretendia.

Sobre as constantes mudanças que faz no time, o técnico frequentemente lembra os desfalques provocados por lesões.
Membros do Conselho Deliberativo que defendem sua permanência adotam linha semelhante.

É o caso de Rubens Gomes, conselheiro de oposição e ex-vice-presidente de futebol do clube. Ele defende que VP seja mantido independentemente do resultado contra o Atlético-GO.

"Apesar da falta de planejamento e de vários desfalques, o time chegou a liderar o Brasileiro. Se trazem o Vítor Pereira para iniciar a temporada, eram outros quinhentos", afirmou Gomes.

O conselheiro também comentou a afirmação de VP sobre sua conta bancária. "Ele foi infeliz na declaração dele. Não era aquilo que ele queria dizer", falou Gomes.

Vale lembrar que os conselheiros não têm poder de decisão no futuro do treinador, que possui contrato até o fim desta temporada. Mas, historicamente, até certo ponto, as opiniões deles são ouvidas pelos presidentes corintianos.