Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Para definir técnico, SPFC deve saber quanto tempo ele terá para engrenar

Antes de contratar o substituto de Thiago Carpini, a diretoria do São Paulo precisa fazer uma pergunta para ela mesma: "quanto tempo o novo treinador terá para implantar e solidificar seu trabalho?

A resposta é fundamental para a definição do perfil do futuro técnico. Se o prazo for de cerca de três meses, período que Carpini teve para mostrar serviço, o mais prudente será optar por um treinador experiente.

Além de experiência, o profissional precisará ser capaz de solucionar problemas e dar padrão de jogo ao time rapidamente.

O técnico que acaba de ser demitido comandou a equipe em 18 partidas. Foram sete vitórias, seis empates e cinco derrotas.

Repetir a experiência com um treinador jovem só é recomendável caso a diretoria esteja disposta a ter mais paciência com o próximo comandante da equipe do que teve com o técnico que caiu nesta quinta (18).

Carpini tem 39 anos. Antes de o São Paulo contratá-lo, ele nunca tinha dirigido um dos clubes considerados grandes no Brasil.

Quem contrata um técnico com esse perfil, sinaliza que dará tempo para ele se desenvolver. O mesmo serve para seu trabalho com a equipe.

Não foi o que aconteceu. A rapidez com que Carpini foi ejetado do MorumBis impediu a chance de maturação de seu projeto.

Pode até ser que ele não conseguisse mais fazer o Tricolor evoluir. Não saberemos. Porém, é possível dizer que a falta de paciência da diretoria com ele foi incompatível com a decisão de contratar um jovem técnico A demissão dele transformou a contratação feita em janeiro em desperdício de tempo, energia e dinheiro.

Continua após a publicidade

Agora, cabe à direção, diminuir os riscos de erro na substituição do treinador. Para isso, é preciso avaliar entre as opções analisadas quem é capaz de apresentar os resultados que o time necessita dentro do prazo que os cartolas são-paulinos, comandados por Julio Casares, estão dispostos a dar ao sucessor de Carpini.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes