Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Quem surpreendeu e quem decepcionou no primeiro turno?

Jogadores do Corinthians comemoram gol marcado sobre o Atlético-MG em jogo do Campeonato Brasileiro - Washington Alves/Reuters
Jogadores do Corinthians comemoram gol marcado sobre o Atlético-MG em jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: Washington Alves/Reuters

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Encerrado o primeiro turno do Brasileirão, é hora de fazer o balanço da primeira metade do campeonato. Confira a seguir, destaques positivos e negativos e a seleção do turno na opinião da coluna do Perrone.

Quem surpreendeu?

O Corinthians. Na avaliação deste colunista, o Alvinegro brigaria pelo quarto lugar, atrás de Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. Isso por entrar na disputa com um elenco desequilibrado.

Porém, o time de Vítor Pereira encerrou o turno em segundo, a quatro pontos do líder Palmeiras. A diretoria fez correções no grupo, e o time briga, sim, pelo título.

Quem decepcionou?

A maior decepção na opinião deste colunista foi o Flamengo. Começou como um dos três favoritos, mas passou a maior parte do primeiro turno longe das primeiras posições.

O rubro-negro entrou nos eixos com Dorival Júnior e chegou à metade do campeonato na sexta colocação. É menos do que se esperava no início. No entanto, o segundo turno é promissor para o Mengão.

O melhor técnico

Abel Ferreira foi o melhor por ser o treinador que mais teve seu time na mão. Na maioria das vezes, o Palmeiras parece preparado para enfrentar todos os obstáculos que aparecem nos jogos.

A lista dos melhores técnicos fica assim:

1° Abel Ferreira

2° Vítor Pereira

3° Felipão

4° Fernando Diniz

O pior técnico

Paulo Sousa. O português não conseguiu fazer um dos melhores elencos do país brigar pelas primeiras posições do campeonato. Pelo contrário, chegou a ter a zona de rebaixamento no retrovisor.

A maior puxada de tapete

Da diretoria do Flamengo em Paulo Sousa. O português treinava o time enquanto a direção acertava com Dorival.

A pior entrevista coletiva

De Jorginho, técnico do Atlético-GO, flertando com a xenofobia ao criticar Abel Ferreira.

O gol mais marcante

O de Fred na vitória do Fluminense por 4 a 0 sobre o Corinthians. Foi o último gol antes de um dos maiores goleadores do futebol brasileiro se aposentar.

O mais incrível gol perdido

De Juninho, do América-MG, no último lance da derrota de seu time para o Palmeiras, por 1 a 0, na penúltima rodada do primeiro turno. O gol estava livre, mas o volante conseguiu mandar a bola para fora.

A seleção do primeiro turno

Cássio, Samuel Xavier, Gustavo Gómez, Murilo e Fábio Santos; Du Queiroz, Scarpa e Arrascaeta; Hulk, Pedro e Cano.

O que vem por aí?

O retrato do final primeiro turno indica que a segunda parte do campeonato deverá ser marcada pela perseguição ao líder Palmeiras.

O Alviverde dá sinais de que manterá a regularidade. É o favorito ao título.

Com suas recentes contratações, Corinthians, Flamengo e Galo tendem a evoluir. O time de Dorival Júnior tem potencial para entrar, pela primeira vez desde o início, na briga pelo título. O Fluminense gera boas expectativas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, América-MG e Palmeiras se enfrentaram na penúltima rodada do primeiro turno do Brasileirão. O erro já foi corrigido

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL