Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Criticado pela FPF, governo de SP diz não ignorar escalada brutal de mortes

17 mar. 2021 - No Instituto Butantan, João Doria (PSDB), governador de São Paulo, participa de liberação de novos doses da CoronaVac para o PNI - Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo
17 mar. 2021 - No Instituto Butantan, João Doria (PSDB), governador de São Paulo, participa de liberação de novos doses da CoronaVac para o PNI Imagem: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo

18/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Criticado pela Federação Paulista de Futebol, o Governo de São Paulo evita confronto direto com a entidade. A gestão comandada por João Doria responde sem criticar diretamente a FPF e afirmando não poder ignorar o brutal aumento de casos e mortes em decorrência da covid-19 no país.

O blog indagou ao governo qual sua posição sobre as críticas feitas pela federação em relação à decisão do governador João Doria de manter a suspensão dos jogos de futebol em São Paulo.

Em nota divulgada no site da FPF, na última terça (16), federação e clubes afirmaram que houve "falta de argumentos científicos e médicos que sustentem a paralisação" do futebol na fase emergencial de combate à pandemia de covid-19 em São Paulo.

Nesta quarta, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, disse ao programa "Redação SporTV" que Paulo Menezes, coordenador do centro de contingência do governo, faltou com a verdade. Isso quando afirmou em entrevista coletiva que o órgão deixou clara para a federação sua posição contrária à realização dos jogos durante a fase atual. O período mais restritivo vai pelo menos até o próximo dia 30.

"Em nenhum momento na reunião no palácio nem o governo nem o Centro de Contingência tiveram posição clara sobre a não realização do campeonato. Todos gostaram da ideia da bolha sanitária (apresentada pela FPF). Dr. Paulo nem participou da reunião com o governo", disse a este blogueiro, por meio de mensagem de texto, o presidente da federação.

O blog pediu para a assessoria de imprensa da Secretaria Especial de Comunicação do Governo do Estado uma posição de Menezes sobre Bastos ter dito que ele faltou com a verdade. Até a conclusão deste post não havia sido dada uma resposta.

Abaixo, leia na íntegra a resposta enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria Especial de Comunicação do governo sobre as críticas feitas pela federação à manutenção da suspensão dos jogos.

"O Governo de São Paulo mantém diálogo permanente com a diretoria da Federação Paulista de Futebol e reconhece os esforços da entidade no sentido de garantir segurança a atletas e profissionais de imprensa que atuam na cobertura do campeonato. O Governo do Estado não pode ignorar, contudo, a brutal escalada de novos casos e mortes por covid-19 em todo o país, com recorde dia após dia. Ignorar o crescimento da pandemia nesta fase seria um contrassenso da atual gestão, que atendeu recomendações do Ministério Público e diretrizes estabelecidas pelo centro de contingência do coronavírus. São Paulo não deixará de aplicar medidas em defesa da vida e da saúde pública e reforça a necessidade de conscientização sobre a extrema e inédita gravidade da catástrofe sanitária no Brasil. Em vigor desde o último dia 15, a fase emergencial estabelece rígidos protocolos de segurança sanitária para conter a escalada de contágio do coronavírus nos 645 municípios de São Paulo".

O governo suspendeu atividades esportivas coletivas e cultos religiosos no estado após recomendação do Ministério Público paulista por meio do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo.

Em nota publicada na segunda, o MP afirmou que manteve sua recomendação seguindo orientações dos médicos que integram gabinete de crise do órgão. Vale lembrar que os treinos das equipes estão liberados.

Se inscreva no canal do Ricardo Perrone no YouTube.