Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A boa intenção da CBF, de tirar pontos por racismo, pode proteger racistas

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF - Reprodução/Instagram @cbf_futebol
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF Imagem: Reprodução/Instagram @cbf_futebol

Colunista do UOL

15/02/2023 09h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Racismo será punido com pena esportiva no futebol brasileiro. A CBF é a primeira entidade a incluir, no Regulamento Geral de Competições, a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de racismo com a perda de um ponto. A medida entra em vigor já na Copa do Brasil".

No Twitter, a CBF fez o registro. "A luta contra o racismo tem pressa. A CBF está fazendo a sua parte. Decidimos avançar ainda mais nas punições e podemos tirar até um ponto de um clube em uma de nossas competições", destacou, no mesmo espaço, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

O texto: "considera-se de extrema gravidade a infração de cunho discriminatório praticada por dirigentes, representantes e profissionais dos Clubes, atletas, técnicos, membros de Comissão Técnica, torcedores e equipes de arbitragem em competições coordenadas pela CBF".

O ponto polêmico é a inclusão da palavra "torcedores". Como o clube pode controlar as atitudes de um indivíduo? Se você fosse presidente de um deles, de que maneira impediria alguém de comprar ingresso e, em seguida, usar expressões racistas para atacar um atleta, por exemplo? E ainda: é justo punir toda uma agremiação e seus torcedores pela atitude de um elemento?

Entendo que a intenção da CBF é boa. Mas ela pode interferir de maneira injusta. Ninguém é capaz de controlar as ações de um ou outro cidadão em meio a milhares. Como exigir isso de um clube? Faz realmente sentido?

Obviamente uma punição duríssima seria mais do que adequada em caso de conivência, omissão ou estímulo ao racismo. Em suma, quando comprovadamente os dirigentes e/ou demais responsáveis pelo clube fazem vistas grossas ou estimulam atitudes racistas.

Não será fácil definir de maneira justa e clara a responsabilidade da agremiação em situações assim. E há, ainda, a perigosa possibilidade de o time ser penalizado e o racista sair ileso.

O Brasil tem leis que criminalizam o racismo. Que tal toda a comunidade do futebol se empenhar para que sejam implacavelmente aplicadas, sempre que um racista der as caras em um jogo, treino etc? Ele deve pagar por seus atos. Cabe aos clubes repudiar tais atitudes e afastar definitivamente todo e qualquer torcedor que cometa crime de racismo. Sem segunda chance.

Penalizar a agremiação mesmo que comprovadamente não tenha responsabilidade nos acontecimentos pode criar um escudo protetor de racistas. Repercussão enorme da penalidade ao time e tatamento secundário ao criminoso. O que atrairia ouros biltres dispostos a vomitar seus abjetos sentimentos(?) sobre pessoas de raça diferente da dele.

É preciso refletir mais a respeito na busca por medidas eficazes e justas.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube