Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mauro Cezar: Botafogo e Coritiba sobem na nova realidade dos grandes na B

Joel Carli comemora acesso do Botafogo à primeira divisão diante do Operário no estádio Engenhão - THIAGO RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
Joel Carli comemora acesso do Botafogo à primeira divisão diante do Operário no estádio Engenhão Imagem: THIAGO RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

15/11/2021 19h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O acesso de Botafogo e Coritiba nesta segunda-feira deixou aliviadas as torcidas dos dois clubes campeões brasileiros da primeira divisão. Por que subir da Série B para a A deixou de ser uma quase formalidade, para os grandes, como mostra o campeonato brasileiro da segundona, em reta final.

O próprio Coxa caiu em 2017 e só conseguiu sair de lá após duas temporadas, caindo novamente em 2020. Vendo o rival Vasco permanecer na B, o torcedor botafoguense celebra com mais alegria ainda o acesso, até pelo fato de seu clube ter investido menos do que os vascaínos.

Não é só. O Cruzeiro, rebaixado em 2019, não subiu no Brasileiro da B passado, quando entrou devendo seis pontos por causa de dívidas protestadas na Fifa. Agora, em 2021, mais uma vez não foi capaz de voltar à Série A, mesmo sem ter a pontuação reduzida por questões extra campo.

Com o Grêmio muito ameaçado de queda e o São Paulo perto da zona do rebaixamento, a segunda divisão 2022 fica ainda mais assustadora para os grandes. O acesso que parecia garantido quando um time de maior peso caía se transformou em algo incerto e perigoso.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube