Topo

Mauro Cezar Pereira

Chutes de fora abrem o caminho para a liderança do São Paulo

Brenner comemora com Fernando Diniz o gol marcado pelo São Paulo contra o Goiás - Heber Gomes/AGIF
Brenner comemora com Fernando Diniz o gol marcado pelo São Paulo contra o Goiás Imagem: Heber Gomes/AGIF

03/12/2020 21h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vitória sobre o Goiás (3 a 0), na Serrinha, em jogo da primeira rodada, que seria disputado em 9 de agosto, levou o São Paulo à liderança do Campeonato Brasileiro, dois pontos à frente do Atlético Mineiro, que tem um jogo a mais, e abrindo cinco em relação ao Flamengo, com o mesmo número de partidas disputadas. Os tiros de média distância marcaram os ataques da equipe no primeiro tempo, serviram para abrir o placar e o caminho do triunfo.

O São Paulo dominou completamente o Goiás nos 45 minutos iniciais, a ponto de o conjunto esmeraldino finalizar uma só vez no alvo, pelas estatísticas SofaScore. Os tricolores ocupavam o campo ofensivo, cercavam a área rival e saíram na frente em arremate de Ígor Gomes. O chute partiu de fora da área, como outros cinco dos oito desferidos pelo time paulista antes do intervalo.

O tento que abriu o placar aos 20 minutos refletiu a presença ofensiva são-paulina e o receio do time goiano, que encheu a própria área com vários jogadores e cedeu enorme espaço para o arremate. Confuso, o lanterna do campeonato só não levou mais gols na etapa inicial porque o domínio da equipe de Fernando Diniz era territorial, mas sem tantas grandes chances criadas.

Glauber Ramos fez logo quatro alterações na volta do time para o segundo tempo, mas sequer houve tempo para mudar o cenário. Brenner ampliou a quatro minutos, apenas empurrando para as redes após passe de Sara, que recebeu de Luciano pelo lado esquerdo. A posição do artilheiro era claramente legal, ainda assim a arbitragem desperdiçou algum tempo com uma checagem mais demorada do que o necessário.

Cedo os são-paulinos tinham vantagem segura o bastante para administrar o placar e evitar riscos. O Goiás até que conseguiu desenvolver algumas jogadas, mas a desvantagem de dois gols no placar inibiu uma mera tentativa de reação. Hernanes, que saiu do banco em mudança coletiva feita por Diniz, ampliou em boa jogada coletiva. Dos nove pontos a disputar em partidas adiadas, o São Paulo soma quatro em dois jogos.