Topo

Mauro Cezar Pereira

Ligas monótonas em Itália e Alemanha têm contraponto na Inglaterra e Brasil

Henderson ergue troféu pelo Liverpool: o quinto clube campeão inglês na década - GettyImages
Henderson ergue troféu pelo Liverpool: o quinto clube campeão inglês na década Imagem: GettyImages

01/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Premier League é o campeonato da Europa mais equilibrado da década, a liga nacional entre as mais relevantes do continente com maior diversidade de campeões, ou seja, com mais times que ergueram o troféu em suas dez últimas edições: cinco. O contraponto está na Serie A. A Itália teve apenas dois vencedores no período, com nove conquistas consecutivas do mesmo clube. Portugal e Alemanha também tiveram dois ganhadores de títulos desde 2010/2011, mas com distribuição diferente, especialmente no português.

A Espanha não está na mesma situação graças ao Atlético de Madrid, que ergueu o troféu em uma ocasião, contra seis do Barcelona e três do Real Madrid. Na França, o domínio do Paris Saint-Germain começou durante a década, interrompido pelo Monaco em temporada atípica, algo cada vez mais improvável. Lille, quando o PSG era coadjuvante e terminou em quarto, e Montpelier, que teve o clube parisiense como vice, mas já emergente; venceram a Ligue 1 quando os efeitos da grana do Qatar ainda começavam.

Na Inglaterra o Manchester City, tão novo-rico como o PSG, foi o mais vezes campeão, mas não dominou totalmente. Obteve quatro conquistas, duas com Pep Guardiola, contra um par do Manchester United, ainda com Alex Ferguson; e outro do Chelsea. Leicester, o mais surpreendente campeão em décadas, e agora Liverpool completam a lista dos cinco que ganharam a Premier League nas dez última edições. Os vices ficaram entre esses clubes, exceto em duas temporadas que tiveram Arsenal e Tottenham em segundo.

O Bayern Munique ganhou todas as edições da Bundesliga desde a temporada 2012/2013 - Stuart Franklin/Getty Images - Stuart Franklin/Getty Images
O Bayern Munique ganhou todas as edições da Bundesliga desde a temporada 2012/2013
Imagem: Stuart Franklin/Getty Images

A Juventus conquistou seu nono título seguido na Itália. O último a utilizar o scudetto de campeão da Serie A antes dessa sequência inédita foi o Milan, campeão em 2011 para depois mergulhar em franco declínio. O revezamento pelo vice teve Napoli como o mais assíduo na posição, quatro vezes, com três da Roma e um dos milanistas. Como a atual temporada italiana ainda não terminou, não se sabe quem irá escoltar a "Velha Senhora" novamente campeã. Desta vez a disputa está entre Internazionale, Atalanta e Lazio.

Em Portugal, Benfica e Porto dividiram igualmente os dez últimos títulos. A dupla dominou até o segundo posto, exceto em duas edições que tiveram o Sporting logo atrás. Na Alemanha, o Bayern Munique ganhou os oito últimos campeonatos, precedidos por um raro bi do Borussia Dortmund, cinco vezes vice nesta série de absoluto domínio bávaro, posição também também ocupada por Wolfsburg, RB Leipzig e Schalke 04 nesses anos.

No Brasil, com calendário diferente e alterado devido à pandemia do novo coronavírus, ainda não começou o certame de 2020, que terminará somente no ano que vem. Mas observando os dez mais recentes campeonatos da primeira divisão, nota-se que, como na Inglaterra, foram cinco campeões: Corinthians (3), Fluminense (2), Cruzeiro (2), Palmeiras (2) e Flamengo (1). A Premier League mostra que é possível ter qualidade no futebol e acirradas disputas, sem a monotonia dos títulos seguindo sempre os mesmos caminhos.

follow us on Twitter follow me on youtube follow me on facebook follow us on instagram follow me on google plus