Topo

Mauro Cezar Pereira

Coronavírus para a justiça e adia denúncias pelo incêndio no CT do Flamengo

Torcedores do Flamengo fazem homenagem às vítimas do incêndio no Ninho do Urubu - Alexandre Vidal / Flamengo
Torcedores do Flamengo fazem homenagem às vítimas do incêndio no Ninho do Urubu Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

20/03/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estava prevista para hoje, 20 de março, a apresentação das denúncias do Ministério Público do Rio de Janeiro contra pessoas como responsáveis pelo incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, que matou dez garotos das divisões de base do futebol do clube. Mas, com a paralisação de vários segmentos da sociedade, entre eles a justiça, não foram indiciados a tempo. Em consequência, não há previsão para que tais medidas sejam tomadas.

"O Estado parou. Prazos processuais e administrativos estão suspensos. O Judiciário e o MP, por resoluções, só estão autorizados a se manifestarem em casos de urgência. Sinceramente, não tenho como dizer quando haverá a apresentação da denúncia enquanto perdurar a situação atual", explica o promotor de Justiça Luiz Antonio Correa Ayres, do GAEDEST (Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor) do MPRJ.

Em circunstâncias normais, mesmo com algum atraso eventual, no máximo até a próxima segunda-feira a denúncia seria encaminhada ao Judiciário. A investigação da polícia civil (42ª DP, Recreio dos Bandeirantes) deu ao Ministério Público do Rio de Janeiro os esclarecimentos solicitados no inquérito que retornou à instituição há poucas semanas. Agora o MP se vê forçado a adiar a apresentação da denúncia apontando possíveis responsáveis pelo incêndio do dia 8 de fevereiro de 2019.