Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Casimiro vai transmitir o Mundial de Clubes que terá Flamengo e Real Madrid

Transmissão ao vivo dos jogos da Copa do Mundo do Qatar na CazéTV, canal no Youtube do streamer Casimiro Miguel - CazéTV/YouTube/Reprodução
Transmissão ao vivo dos jogos da Copa do Mundo do Qatar na CazéTV, canal no Youtube do streamer Casimiro Miguel Imagem: CazéTV/YouTube/Reprodução

Colunista do UOL

13/01/2023 20h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O streamer Casimiro Miguel transmitirá os jogos do Mundial de Clubes por meio da CazéTV, seu canal no Youtube. O torneio ocorrerá de 1º a 11 de fevereiro, no Marrocos. É o segundo evento da Fifa que Casimiro transmitirá — no fim de 2022 ele passou 22 jogos da Copa do Qatar, incluindo todos os da seleção, as semifinais e a final.

Ele bateu no Mundial de seleções o recorde de dispositivos conectados simultaneamente em uma live do YouTube durante Brasil x Croácia, com 6,9 milhões de usuários assistindo em tempo real.

O Flamengo, campeão da Libertadores, e o Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões, participarão da competição. Essa edição equivale a 2022, adiada para o início de 2023 por causa da realização da Copa do Qatar entre novembro e dezembro. Os brasileiros jogarão em 7 de fevereiro, já na semifinal, contra o vencedor de Widad Casablanca (Marrocos) e Al Hilal (Arábia Saudita). O Real joga no dia 8 de fevereiro com quem ganhar de Seattle Sounders (EUA) e Al Ahly (Egito) ou Auckland City (Nova Zelândia).

Casimiro terá direito aos sete jogos do evento e deve repetir o formato irreverente que, apurou a coluna, agradou a Fifa durante o Mundial de seleções. Nos próximos dias devem ser divulgadas outras plataformas que terão os direitos, incluindo o vencedor da concorrência para TV aberta.

Quatro emissoras abertas receberam a documentação para participar da concorrência: Globo, SBT e Band, como a coluna havia antecipado, e a Record, como mostrou o jornalista Allan Simon em sua coluna no UOL Esporte. A edição 2021, realizada em fevereiro de 2022 e que teve o Palmeiras (vice-campeão) foi transmitida pela Bandeirantes, que venceu disputa com a Globo. Foi a primeira vez que a competição neste formato, com um brasileiro participando, não passou na Globo — a Fifa organiza o Mundial com sete clubes desde 2005.

A Fifa negocia, por meio da parceira brasileira Livemode, também a venda do pacote pago, que abrange canais a cabo e o streaming e vai além do acordo com Casimiro, que é o de transmissão gratuita.

A Globo tinha contrato com a Fifa de um pacote de eventos até 2022, que teve como destaque a Copa do Mundo do Qatar, e competições de menor exposição como as Copas de Futsal e Beach Soccer e campeonatos de base (sub-20 e sub-17). A Copa do Mundo feminina de 2023, que será entre julho e agosto na Austrália e na Nova Zelândia, será da emissora carioca, mas já foi negociada à parte.

O Mundial-2022 manterá o formato dos últimos anos, com sete participantes — a Fifa promete um torneio ampliado para 32 clubes a partir de 2025. O regulamento manteve o limite de 23 jogadores inscritos — havia expectativa entre os participantes se a direção da entidade aumentaria o número para 26, como na Copa do Mundo do Qatar.