Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que é importante para a Fifa ter Casimiro transmitindo a Copa do Qatar

Casimiro transmitirá pela internet jogos ao vivo da Copa do Mundo                             - Reprodução/Instagram/@CASIMIRO
Casimiro transmitirá pela internet jogos ao vivo da Copa do Mundo Imagem: Reprodução/Instagram/@CASIMIRO

Colunista do UOL

05/11/2022 10h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa recuperou durante a pandemia os direitos digitais de transmissão (internet e mobile) da Copa do Mundo de 2022 após acordo com a Globo. A emissora detinha exclusividade, mas abriu mão depois de ajuste financeiro no contrato. A intenção inicial da entidade ao contratar a empresa LiveMode não era ter transmissões em redes sociais, como ocorrerá com o streamer Casimiro, como anunciado nesta sexta-feira (4).

A Fifa queria vender o produto e gigantes da área foram procurados: HBO, Grupo Disney (para o Star+), Grupo Paramount, Amazon, Apple, entre outros. Havia, porém, um problema: a Globo manteve exclusividade para a Copa em TVs aberta e fechada (SporTV) e manteve os direitos digitais, ou seja, poderá transmitir as 64 partidas da Copa pelo Globoplay e Globo.com. De graça.

Para gigantes do streaming, essa concorrência intimidou o gasto de milhões de dólares na compra do produto, apesar de ser o principal evento esportivo do mundo. A solução encontrada por Fifa e LiveMode foi usar esses direitos em redes sociais e ter à frente do projeto Casimiro Miguel, hoje o principal streamer brasileiro. Haverá investimento na cobertura com repórter in loco, o ex-global André Hernan, também colunista do UOL.

A avaliação da Fifa é que o mercado brasileiro, importantíssimo, servirá como teste para a entidade de como a transmissão de uma Copa do Mundo se porta nas redes sociais. E por um motivo específico: a federação internacional lançou recentemente o seu streaming, o Fifa+, que por questões comerciais não terá jogos da Copa do Qatar — Fifa já vendeu o torneio para 223 territórios, recorde de lugares que assistirão o Mundial junto com a edição de 2014, no Brasil.

Mas para 2026 (e até para 2023, na Copa do Mundo feminina da Austrália e da Nova Zelândia), o plano da Fifa é ter em seu streaming os principais torneios. Mas em qual formato, já que a venda para TVs abertas e fechadas de todo o mundo continuará e será preciso um diferencial para algumas pessoas irem até o aplicativo ver os jogos?

Para a Copa de 2022, a transmissão de Casimiro será um bom teste para se saber qual público deixará de acompanhar os confrontos nas TVs e optará por um canal com o temido delay — o atraso, às vezes de minutos, entre as diferentes transmissões.

O gol de Neymar na Globo ocorrerá antes do gol na transmissão de Casimiro, que terá direito de passar 22 jogos, incluindo os da seleção brasileira, abertura, semifinais e final. Qual o público que vai preferir ver a transmissão mais descontraída mesmo com atraso?

É isso o que a Fifa quer saber.