Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa decide suspender a Rússia, o que tira o país da Copa do Mundo do Qatar

Colunista do UOL

28/02/2022 14h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A direção da Fifa decidiu suspender por tempo indeterminado a Rússia das competições internacionais de futebol após o ataque militar russo à Ucrânia, que nesta segunda-feira entrou no quinto dia — vale para as seleções e clubes, em todos os níveis. A federação internacional confirmou a informação, em comunicado, após o contato com o departamento jurídico para amarrar a decisão com base no estatuto da entidade. A Uefa (União Europeia de Futebol) assina junto a nota divulgada pela Fifa.

A alegação principal para a suspensão será a quebra de regras de direitos humanos, algo que consta nas regras da Fifa. A decisão tira os russos da Copa do Mundo do Qatar, no fim do ano, já que a seleção não poderia jogar a repescagem das Eliminatórias europeias — havia jogo marcado para 24 de março, em campo neutro, mas a rival Polônia avisou que não entraria em campo.

A Eslováquia, terceira colocada no grupo da Rússia na fase inicial das Eliminatórias, pediu para substituir o pais suspenso, mas isso poderia ter consequências no sorteio já realizado de confrontos, em 26 de novembro. A Turquia, por exemplo, tem melhor campanha que os eslovacos e poderiam ter direito a jogar em casa a repescagem. Por isso a Fifa pode simplesmente dar WO a favor da Polônia e colocá-los já na segunda rodada da repescagem, esperando o vencedor de Suécia e República Tcheca — países que também já haviam avisado que não enfrentariam a Rússia. A Fifa ainda não comunicou o que fará.

A suspensão ocorre um dia depois da decisão de proibir jogos em território russo, torcida nos estádios neutros e do uso da bandeira, nome e hino da Rússia. Membros do próprio Conselho da federação internacional consideraram as punições tímidas e a pressão continuou para que houvesse a suspensão de qualquer torneio internacional.

Depois que poloneses, tchecos e suecos avisaram que não enfrentariam a Rússia, outras federações fizeram o mesmo: Inglaterra, Dinamarca, Noruega e Irlanda disseram que não entrariam em campo contra a Rússia, em futuro próximo, em qualquer nível do futebol. A Islândia, que já tinha jogo marcado contra os russos para junho, pela Liga das Nações, se colocou da mesma maneira.

Os jogos da Ucrânia pela repescagem europeia se mantêm inalterados: dia 24 de março frente a Escócia, em Glasgow, e caso vença dia 29 contra quem ganhar de País de Gales e Áustria, também fora de casa. A federação escocesa ofereceu estrutura de treinamento para os ucranianos ficarem em Glasgow antes do confronto de março.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais no UOL News com Diego Sarza: