Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A soberba é o diagnóstico do Flamengo atual. Mas ainda há cura

Gabriel, Gabriel Barbosa, Gabi, Gabigol, Lil Gabi? qual é o nome do camisa 10 da Gávea? - James Williamson - AMA/Getty Images
Gabriel, Gabriel Barbosa, Gabi, Gabigol, Lil Gabi? qual é o nome do camisa 10 da Gávea? Imagem: James Williamson - AMA/Getty Images

Colunista do UOL

10/03/2023 14h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vamos brincar de médico, e o nosso paciente se chama sr. Flamengo, que está com vários problemas e precisa fazer um check-up completo.

Um dos problemas é ficar preso ao passado (2019), com um saudosismo excessivo que causa depressão e tristeza. Ele pensa que a solução é repetir o que foi feito anteriormente, inclusive com o mesmo treinador, Jorge Jesus.

Mas como canta Milton Nascimento: "Nada será como antes amanhã".

O Flamengo precisa se desvencilhar dessa obsessão de procurar alguém que tente repetir o que foi feito com sucesso, sem entender que aquele momento passou.

No jogo contra o Fluminense, entre titulares e reservas, estavam cinco jogadores desse passado lindo: Rodrigo Caio, Gerson, Arrascaeta e Gabriel em campo desde o início e, no banco, estava o Éverton Ribeiro.

Mas se passaram quatro anos e tudo mudou, principalmente a personalidade desses jogadores.

Gabriel, por exemplo, é mais um jogador que se divide entre jogar e ser uma celebridade. Sempre gostei dele como centroavante e defendi a convocação dele para a Copa do Qatar. Mas, ultimamente, ele faz mais pose do que joga.

Reclama de tudo, sempre olha para o telão do estádio para ver se está aparecendo a imagem dele. Qualquer coisa que o árbitro apita contra o seu time, ele já leva as mãos na cabeça como se fosse um absurdo. Com isso, joga a torcida contra a arbitragem.

Gabriel, Gabriel Barbosa, Gabi, Gabigol, Lil Gabi? qual é o nome do camisa 10 da Gávea? Na minha época, era simples: o camisa 10 da Gávea era o Zico.

Outro problema é de princípios e valores, que essa diretoria tem bem distorcido.

O que fizeram com o Dorival Jr foi de uma soberba e falta de critério incríveis. Ele havia ganhado a Libertadores e a Copa do Brasil, e foi demitido porque avaliaram que o time caiu de rendimento no final da temporada.

Quem fez essa avaliação? Marcos Braz? Landim?

Pior foi contratar um treinador que mentiu de uma forma infantil, demonstrando ter no mínimo um caráter duvidoso, assim como quem o contratou.

Vamos adiante.

O elenco está envelhecido e algumas escolhas de contratação estão sendo feitas pela grife do jogador e pela história, mas não pelo que ele apresenta atualmente.

Arturo Vidal é o maior exemplo disso. Um cara vencedor com a seleção chilena e por todos clubes que jogou, mas que já não é o mesmo, independentemente da idade de 35 anos.

Outro problema é que, nesse ano, o time não joga bem, perde títulos e clássicos, com o Vitor Pereira mexendo muito mal. Com isso, a relação torcida-time-diretoria ficou péssima e os protestos começaram.

Desde que não haja violência, a torcida tem todo o direito de se manifestar contra o atual momento, porque o Flamengo é da nação rubro-negra e não do Landim e do Braz.

O meu diagnóstico é de uma soberba enorme de todos envolvidos com o Flamengo atual.

Mas existe um antídoto para esse momento, que é a saída do Marcos Braz e agir rápido com a definição do Vítor Pereira, se ele sai ou não, porque quanto mais o tempo passa, fica mais difícil para encontrar a cura.