Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Raphinha, estude a história do Brasil e pare de compartilhar absurdos

Colunista do UOL

25/11/2022 19h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estou no Al Bayt Stadium, onde assisti ao empate por 0 a 0 entre Inglaterra e Estados Unidos. Mas não perco de vista as questões do Brasil, seja na política — como a falta de vergonha de pessoas como o pastor Silas Malafaia —, seja na própria seleção brasileira aqui no Qatar.

Então quero comentar sobre o Raphinha. Na vitória contra a Sérvia, na estreia, ele jogou bem. Mas perdeu duas ótimas chances de gol. Portanto, não foi no primeiro jogo que usou uma das dez dancinhas que ensaiou — até porque, para comemorar, é preciso fazer gols. Caso contrário, não faz sentido saber dançar.

Nesta sexta-feira, o Raphinha compartilhou um post nas suas redes sociais sobre a contusão do Neymar. E a minha opinião com base no que ele disse, é que o atacante está se esforçando para tomar o lugar do Neymar como o antipático da seleção.

Fui jogador e já me machuquei em jogos importantes, perto de decisões. Deixei de jogar a final da Champions League de 1987, com o Porto, por ter rompido os ligamentos do tornozelo. Então entendo a frustração do Neymar e do Danilo nesse momento.

Mas aí o Raphinha compartilha um texto que diz que o "maior erro da carreira de Neymar é nascer brasileiro, esse país não merece seu talento e seu futebol".

Essa declaração são de uma ignorância cultural e política absurdas.

Raphinha, minha recomendação é de que você estude a história do Brasil, para não compartilhar coisas absurdas como essa.

Se ele tivesse apenas falado que é um absurdo que torcedores brasileiros torcem para o Neymar quebrar a perna, teria razão.

Mas dizer que o povo brasileiro não merece que Neymar tenha nascido no país, é um desrespeito a um povo sofrido como nosso. E também porque o Brasil é o país de pessoas como Pelé, Garrincha, Ronaldo, entre outros, e só para ficar no futebol.

O que o Brasil não merece é ter apoiadores de fascistas, racistas, homofóbicos e machistas, como o próprio Neymar e mais alguns outros que também estão na seleção.

Prefiro achar que você, Raphinha, não sabe o que está compartilhando na internet. Porque se você concorda com isso, de forma consciente, sinto muito. Talvez você também não mereça ser brasileiro.

Espero, sinceramente, que você consiga usar as suas dez dancinhas. Porque aí, terá feito dez gols, e isso vai significar que o Brasil conseguiu o hexa.

Mesmo você desmerecendo o povo brasileiro ao concordar com essa fala arrogante, iremos torcer pelo título. Depois você se explica melhor. Por ora, jogue bola

Até porque, Raphinha, o povo brasileiro merece muito mais do que o Neymar. Nós merecemos — e por sorte, tivemos e temos —, personalidades do calibre de Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Pixinguinha, Cartola, Rita Lee, Erasmo Carlos, Caetano, Gil, Paulo Evaristo Arns, Fernanda Montenegro, e por aí vai...