PUBLICIDADE
Topo

Libertadores - 2019

Conmebol cita tabela provisória e adiará jogos de convocados em Data Fifa

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, durante sorteio da Libertadores - NORBERTO DUARTE / AFP
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, durante sorteio da Libertadores Imagem: NORBERTO DUARTE / AFP

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

19/12/2018 23h25

A Conmebol divulgou, na noite desta quarta-feira (19), um comunicado após a confusão feita na tabela da Libertadores, com dois jogos de um time no mesmo dia (River Plate) e rodada em data Fifa, como mostrou o Blog do Rodrigo Mattos.

O River Plate tem duas partidas teoricamente marcadas para o mesmo dia. Na tabela da Libertadores, o time enfrenta o Alianza Lima, no dia 6 de março, pela primeira fase. Só que a entidade tinha previsto que o segundo duelo da final da Recopa seria justamente no dia 6 de março.

Em nota, a Conmebol afirmou que as datas da Recopa foram publicadas antes do sorteio e são "provisórias". A ideia dentro da entidade é trocar essas datas.

Além disso, a entidade também esclareceu que os jogos na Data Fifa de março de 2019 devem ser corrigidos. A Conmebol declarou que os jogos também haviam sido agendados antes do sorteio e que serão revisados agora que a tabela da Libertadores já é conhecida.

Em contato com a reportagem, dirigentes da Confederação sul-americana esclareceram que as equipes que tiverem jogadores convocados para os jogos da Data Fifa de março de 2019 poderão solicitar a mudança dos dias dos jogos. A Conmebol fez questão de ressaltar que os clubes não serão prejudicados por conta da tabela inicial.

Leia o comunicado da Conmebol:

A respeito das preocupações levantadas sobre o calendário de competições da CONMEBOL em 2019, a Diretoria de Competições de Clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol esclarece que:

A) As datas das partidas da Recopa que foram publicadas anteriormente são provisórias, não representam a data oficial e estão sujeitas a alterações. As datas definitivas serão anunciadas em tempo hábil pela Diretoria de Competições de Clube através dos canais correspondentes.

B) Considerando que em 2019 a Copa América Brasil 2019 será disputada entre 14 de junho e 7 de julho, e as exigências excepcionais que isso implica para o formato anual dos torneios de clubes, a Diretoria de Competições de Clube informou ao Conselho em junho de 2018 a necessidade de programar provisoriamente os jogos dos torneios do clube para a data FIFA de março de 2019.

Nessa reunião, o Conselho aprovou o cronograma preliminar e concordou em revisar o calendário uma vez que os resultados do sorteio Conmebol 2018 fossem conhecidos para articular os interesses dos Clubes e Associações que poderiam ser afetados, assunto que espera que seja abordado na próxima reunião.