PUBLICIDADE
Topo

Série B - 2019

Com dois gols de Lima, Joinville vence, de virada, tem chances mínimas e afunda Guaratinguetá

Do UOL, em Belo Horizonte *

06/11/2012 21h27

Com dois gols de Lima, o segundo deles aos 44 min da etapa final, o Joinville venceu o Guaratinguetá, de virada, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, em Santa Catarina. Com o resultado, a equipe catarinense foi a 59 pontos e manteve esperanças mínimas de conseguir o acesso à Série A, em 2013.  Já o time paulista se manteve com 34 pontos, na zona de risco, cada vez mais ameaçado.

O Joinville tem de secar o Atlético-PR, quarto colocado e que abre o G4, com 66 pontos, sete a mais que o time catarinense, a três rodadas do fim e a nove pontos a serem disputados. Na próxima sexta-feira, o Atlético-PR visita o ASA, em Arapiraca, enquanto o Joinville jogar contra o Bragantino, em Bragança Paulista.

Apesar de estar desesperado para se manter na Série B em 2013, o Guaratinguetá não se lançou ao ataque de qualquer maneira contra o Joinville. O time atuou com “inteligência”, como destacou o atacante Alemão, atraiu o adversário e explorou os contra-ataques.

“Estamos sabendo jogar, sendo inteligentes, espero continuar assim e aproveitar mais as chances criadas no segundo tempo”, comentou Alemão, autor do único gol da etapa inicial, aos 30 min, em que concluiu com perfeição rápido contra-ataque, tocando a bola entre as pernas do goleiro Ivan. O meia Marcinho, do Joinville, por sua vez, lamentou que seu time tenha cedido tantos espaços aos adversários. “Demos os contra-ataques para os caras, que é tudo o que eles queriam”, destacou.

Desde o início do primeiro tempo, o cenário da partida estava desenhado. O Joinville, por jogar em casa, tentando tomar a iniciativa, enquanto o time paulista se armava para aproveitar os contra-ataques. Aos 19 min, Jonatas Belusso desperdiçou chance inacreditável, quando Renato Peixe bateu cruzado, o goleiro Ivan defendeu parcialmente e o atacante do Guaratinguetá, livre, mandou a bola para fora.

Aos 30 min, Alemão fez o gol para o time visitante, que continuou levando perigo na base da velocidade dos contra-ataques. Aos 40 min, o mesmo Alemão criou e desperdiçou outra oportunidade, quando mandou a bola no travessão. “Jogando em casa temos de assumir mais a responsabilidade. Não podemos atuar acomodados só porque enfrentamos um time que está na zona de rebaixamento”, comentou o goleiro Ivan, no intervalo.

E o Joinville voltou ainda mais ofensivo para o segundo tempo, com a entrada de Adailton no lugar de Cristian. A equipe da casa entrou disposta a pressionar o adversário em busca do empate, mudando a sua atitude. Logo aos 3 min, Ricardinho desperdiçou boa chance em cobrança de falta. Aos 5 min, o técnico Marcelo Serrano trocou Marcinho por Carlos Alberto. No minuto seguinte, o árbitro Arilson Bispo da Anunciação marcou pênalti duvidoso do goleiro Saulo em Lima. Após muita reclamação, Lima bateu e empatou o jogo.

O Joinville tentou a virada em seguida, mas falhou nas finalizações, além de continuar deixando espaços para os contra-ataques dos visitantes. Dessa forma, a partida seguiu aberta, com as duas equipes criando e desperdiçando oportunidades de gol.

Aos 34 min, Eduardo chutou forte e o goleiro Saulo defendeu. Logo em seguida, Lima pediu toque de mão de Baggio, na área do Guaratinguetá. No lance seguinte, foi a vez de Alemão pedir pênalti. Os dois lances foram normais, de acordo com a arbitragem. Mas, aos 44 min, Lima fez belo gol e deu a vitória ao time da casa.

JOINVILLE 1 X 1 GUARATINGUETÁ

Joinville
Ivan; Diego Jussani, Leandro Carvalho e Maurício; Eduardo, Ricardinho, Djair, Marcinho (Carlos Alberto) e Cristian (Adaílton); Aldair e Lima
Técnico: Marcelo Serrano

Guaratinguetá
Saulo; Leandro Silva, Baggio, Igor e Renato Peixe; Ruan (Leandrinho), Bruno Formigoni, Jairo e Marcinho; Jonatas Belusso (Wellington Pimenta) e Alemão
Técnico: Carlos Octávio

Data: 6/11/2012 (terça-feira)
Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira e José Dias da Hora
Cartões amarelos: Ruan (G), Saulo (G), Diego Jussani (J),
Gols: Alemão, aos 30 min do primeiro tempo; Lima, aos 8 min e aos 44 min do segundo tempo

Atualizada às 23h46