Topo

Série B - 2019

Bragantino aproveita expulsão do goleiro Neneca, vence América-MG e chega aos 21 pontos

Do UOL, em Belo Horizonte

18/09/2012 22h53

Em jogo que teve atleta hospitalizado, pênalti, expulsão de goleiro, muita vontade e pouca técnica, o Bragantino derrotou o América-MG, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Nabi Abi Chedid, em jogo isolado e que abriu a 26ª rodada da Série B. Foi apenas o terceiro triunfo do time paulista como mandante, na competição, em 13 partidas.

Fernandes vê derrota justa do América-MG

  • Divulgação/América-MG

    “Foi um dos piores jogos que eu vi na Série B, entre duas equipes que jogaram um futebol bem abaixo daquilo que tem condições de jogar. No intervalo, falei com eles que o primeiro tempo tinha sido um jogo difícil de assistir para quem estava fora, porque o Bragantino só joga com a bola para o alto. Com três minutos perdemos o Neneca e o que estava ruim, ficou pior. Pelo que jogamos não merecíamos ter outro resultado”, Mauro Fernandes, técnico do América-MG.

Melhor em campo desde o primeiro tempo, o Bragantino construiu a vitória nos 45 minutos finais. O primeiro gol saiu em cobrança de pênalti, feita por Mateus, no início da segunda etapa, em lance em que o goleiro americano Neneca foi expulso. O reserva Matheus, que entrou no lugar de Fábio Júnior, não conseguiu fazer a defesa. A equipe da casa aumentou o placar, aos 23 min, por meio de Barbosa.

Com a vitória, o Bragantino, que ainda está longe de deixar a zona de rebaixamento, foi a 21 pontos, mas segue na 18ª colocação. Dessa forma, reduziu de sete para quatro pontos a distância para o Guaratinguetá, clube que abre a zona de risco e que atuará por esta rodada, na próxima sexta-feira, em Florianópolis, diante do Avaí.

A derrota, que deixou o time americano com 40 pontos, na oitava posição, atrapalha muito seus planos. Foi a segunda derrota sob o comando do técnico Mauro Fernandes e o América não conseguiu encurtar a distância para o São Caetano, que fecha o G4, com 46 pontos. O pior é que essa distância pode aumentar, já que a equipe do ABC paulista recebe o CRB, em casa, no próximo sábado.

Logo aos 9 min do primeiro tempo, o volante Leandro Ferreira levou uma joelhada involuntária do volante Preto no rosto. Foi levado em ambulância para o Hospital Universitário São Francisco. De acordo com o médico americano Celso Azevedo, em entrevista à Rádio Itatiaia, o jogador está estável, foi submetido a uma tomografia, que não apontou nenhuma fratura no rosto ou crânio.

O Bragantino começou melhor no primeiro tempo, levando perigo à defesa do América-MG, logo aos 3 min, quando o ex-americano Glauber serviu a Barbosa, na área adversária. O atacante do time da casa se enrolou com a bola e permitiu ao goleiro Neneca fazer a defesa. Aos 9 min, Leandro Ferreira levou joelhada de Preto no rosto e foi substituído por Thiaguinho. Logo depois, foi a vez do zagueiro Walter se lesionar e deixar o campo para a entrada do estreante Toninho, contratado ao Vila Nova-GO.

Entre as duas lesões, o lateral direito Jéferson Feijão acertou o travessão do goleiro Neneca, ao tentar um cruzamento. Leandro Ferreira, que chegou a ficar desacordado, teve de ser levado de ambulância para um hospital. A partida foi interrompida, para que o veículo manobrasse dentro do campo. Pouco depois, o jogo voltou a ficar paralisado, por dois minutos, até que fosse providenciado um desfibrilador, aparelho médico obrigatório, como precaução, para a ambulância usada no transporte do jogador.

O América não se acertava em campo, enquanto o Bragantino jogava melhor, mas não conseguia abrir o marcador. A principal oportunidade da equipe visitante foi em cobrança de falta com Pará. A necessidade de vitória dos dois times deixava a partida nervosa, com discussões entre os atletas. Aos 38 min, o ex-atleticano Diego Macedo, que atuou como lateral esquerdo, e Boiadeiro se desentenderam. Os técnicos Mauro Fernandes e Vágner Benazzi chegaram a entrar no gramado para separar os brigões.

Após terminar o primeiro tempo, o árbitro Felipe Gomes da Silva foi cercado por alguns jogadores do time da casa, que reclamavam muito, especialmente o camisa 9 Thiago Chulapa. Já o volante Glauber não viu influência da arbitragem na etapa inicial. “Foi um jogo nervoso, porque nossa equipe precisa do resultado, mas foi um jogo bom”, analisou o volante. Fábio Júnior, por sua vez, disse que o América teve dificuldade para trabalhar a bola, em um jogo marcado por “chutões” para frente.

Logo no começo do segundo tempo, aos 3 min, Barbosa foi lançado em velocidade, Neneca saiu, fez a defesa, mas atingiu o atacante adversário. O árbitro Felipe Gomes da Silva marcou pênalti e expulsou o camisa 1. Os jogadores americanos reclamaram muito. O goleiro reserva Matheus entrou na vaga de Fábio Júnior, mas não conseguiu evitar o gol do xará Matheus, que bateu e converteu a cobrança da penalidade, aos 6 min.

O América-MG tentou, na base da vontade, pressionar, mas cedeu espaço para os contra-ataques do Bragantino, que ampliou sua vantagem, aos 23 min, por meio de Barbosa. O time visitante ainda tentou reagir, mas Alessandro sentiu problema físico e continuou em campo no sacrifício, pois Mauro Fernandes já havia feito as três modificações.

BRAGANTINO 2 X 0 AMÉRICA-MG

Bragantino
Gilvan; Jeferson Feijão (Léo Jaime), André Astorga, Walter (Toninho) e Diego Macedo; Carlinhos, Glauber, Preto e Mateus; Thiago Chulapa (Caion) e Barbosa
Técnico: Vágner Benazzi

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Vinícius Simon e Pará; Agenor, Marquinhos Paraná, Leandro Ferreira (Thiaguinho) e Geovanni (Adeílson); Alessandro e Fábio Júnior (Matheus)
Técnico: Mauro Fernandes

Data: 18/9/2012 (terça-feira)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Michael Correia
Cartões amarelos: Marquinhos Paraná (A), Glauber (B), Mateus (B), Toninho (B), Boiadeiro (A), Léo Jaime (B), Adeílson (A)
Cartões vermelho: Neneca (A)
Gols: Mateus, aos 6 min, e Barbosa, aos 23 min do segundo tempo