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Como Super Bowl envolve fãs e faz jogo parecer "quase" um detalhe

Cartaz anunciando o Super Bowl 54 em Miami, na Flórida - Patrick Mesquita/UOL
Cartaz anunciando o Super Bowl 54 em Miami, na Flórida Imagem: Patrick Mesquita/UOL

Patrick Mesquita

Do UOL, em Miami (EUA)

03/02/2020 04h00

O Kansas City Chiefs venceu o San Francisco 49ers ontem (2) e se sagrou campeão do Super Bowl 54. Mas a grandeza do evento não se restringe ao título conquistado dentro das quatro linhas. O ambiente criado pela NFL, a principal liga de futebol americano do mundo, envolve tanto os fãs durante a semana que antecede a final que é fácil se confundir e achar que o jogo é só um detalhe.

O UOL Esporte esteve em Miami desde a última quarta-feira (29) para acompanhar o Super Bowl 54. Além da partida, a reportagem acompanhou de perto a transformação da já badalada cidade em um Carnaval fora de época. Festa nas ruas, shows exclusivos, atividades na praia, parque de diversões, ações de marketing, lojas e telões espalhados por todos os lados deram o tom da cidade sede na decisão. Tudo para prender a atenção de quem passa pelo local.

Festas e vips

A cidade que recebe o Super Bowl consequentemente vira casa de uma série de shows e festas paralelas. Ao longo da semana, Lady Gaga, Guns n' Roses e Maroon 5 se apresentaram em Miami.

Celebridades também marcam presença, das formas mais variadas possíveis. Floyd Mayweather, por exemplo, foi a uma loja da Nike seguido por um batalhão de amigos. O ídolo do boxe causou um verdadeiro alvoroço no local apenas para comprar um tênis - e ser visto, é claro. Ele ainda passou por South Beach, região mais badalada da cidade, com vidros baixos. A cena levou os fãs ao delírio.

Já Rob Gronkowski, ex-jogador do New England Patriots, deu uma grande festa na praia. Até mesmo o técnico Bill Belichick compareceu para prestigiar o ex-comandado.

Ações pela cidade

Um dos lugares mais disputados na beira da praia em South Beach foi o box dourado montado pela NFL para que os fãs pudessem tirar fotos em um ambiente temático e iluminado.

As marcas que patrocinam a liga também preparam uma série de ações para atrair as pessoas. A Oakley celebrou o acordo para fabricar os óculos utilizados pelos times na beira do gramado com um stand próprio para que os fãs pudessem testar o acessório do seu time de coração. Além disso, era possível postar uma foto com o capacete dos finalistas deste ano.

Mesmo turistas que não conseguiram ingresso para a final viajaram para Miami apenas para curtir o momento.

"Olhe ao redor. Todas as pessoas vêm para cá, de vários lugares dos Estados Unidos. Pessoas de diferentes lugares, de diferentes culturas. É incrível. Miami é o melhor lugar, South Beach é incrível. Nós não vamos ao jogo, só viemos aproveitar o ambiente", diz o inglês Joey.

Telões

O Hard Rock Stadium tem espaço para 65 mil pessoas. Isso significa que boa parte dos locais e turistas não teve a chance de acompanhar o jogo "in loco", o que está longe de ser um problema.

Em 2020, os direitos de transmissão do Super Bowl nos Estados Unidos foram da Fox. A emissora montou dois grandes estúdios panorâmicos em South Beach para fazer sua programação ao vivo. Entre eles, um telão mostrou duelo ao vivo para quem estava na praia.

Além do canal que detinha os direitos, a NFL Network, serviço de streaming da liga, também disponibilizou uma tela para os fãs.

Comerciais de respeito

A cobertura do Super Bowl nos Estados Unidos também costuma ser marcada pelo lançamento de criativos comerciais exibidos por empresas, em anúncios que estão entre os mais caros do mundo. Neste ano, Budweiser, Microsoft, Doritos, Prigles e Walmart estão entre as que se aventuraram em ações do tipo.

Espetáculo antes do jogo

Se a cidade já é envolvida por um clima imersivo, o que acontece no estádio antes mesmo de a bola oval voar é ainda mais impressionante. Duas horas antes, o cantor Pitbull animou o público que compareceu ao Hard Rock Stadium. Outro palco contou com show de uma banda cover.

Enquanto isso, as pessoas se espremeram em filas para conseguir comprar presentes nas lojas e stands oficiais espalhados pelo entorno do estádio.

Shakira e J-Lo

Não bastasse tudo o que aconteceu antes da partida, Jennifer Lopez e Shakira colocaram o público para dançar em uma apresentação explosiva e completamente latina durante o intervalo.

A velocidade da organização para montar e desmontar o palco onde as divas pop se apresentaram impressionou como sempre. Tudo é feito em menos de dez minutos.

O que acontece durante a semana do Super Bowl faz o jogo ser o encerramento digno de uma festa que movimenta milhões de fãs ao redor do mundo. A NFL supervisiona cada detalhe do que acontece dentro e fora de campo. O cuidado com o produto é tão grande que faz a decisão parecer só um "detalhe" naquele que é considerado por muitos o maior evento esportivo do planeta.