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Lançamentos da F1 começam nesta semana: o que esperar dos carros de 2023

Campeã do ano passado, Red Bull fará seu lançamento nesta sexta-feira (3) - Divulgação/Red Bull Racing
Campeã do ano passado, Red Bull fará seu lançamento nesta sexta-feira (3) Imagem: Divulgação/Red Bull Racing

Colunista do UOL

30/01/2023 09h22

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As apresentações das dez equipes da Fórmula 1 para a temporada 2023 começam nesta semana, com Haas na terça-feira e Red Bull na sexta. Williams, Alfa Romeo e AlphaTauri farão seus lançamentos na semana que vem e o restante do grid vai esperar até mais perto da pré-temporada (confira o calendário completo abaixo). Depois de uma revolução nas regras no ano passado, as mudanças para este campeonato serão menores, mas são importantes para resolver o problema dos quiques, também conhecidos como porpoising, com os quais a maioria dos carros sofreu em 2022.

É bem verdade que as apresentações das equipes têm focado mais em mostrar os parceiros comerciais, novos esquemas de cores e as duplas de pilotos. Algumas equipes fazem lançamentos virtuais, sem sequer apresentar fotos verdadeiras dos carros. E, quando a máquina está presente, é usada uma configuração mais neutra, sem os detalhes nas asas ou mesmo no difusor.

O que dá para ver de diferente nos lançamentos dos carros?

mercedes lançamento 2022 - Rudy Carezzevoli/Getty Images - Rudy Carezzevoli/Getty Images
A Mercedes é um bom exemplo de carro que apareceu bastante diferente no primeiro teste em 2022 em relação ao lançamento (foto)
Imagem: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Mesmo assim, dá para diferenciar os carros por meio do formato do chassi, já que ele tem de passar pelos testes de resistência. Em 2022, o formato dos bicos era diferente entre um carro e outro, assim como as laterais.

Nos lançamentos que começam nesta semana, será interessante notar se alguém optou por um carro mais curto, a exemplo do que a Alfa Romeo fez ano passado. A busca é por diminuir o peso, já que tudo indica que o limite mínimo não será menor neste ano, ao contrário do que foi noticiado. Isso por pressão das equipes, que seguem com dificuldade de chegar neste peso mínimo, que é de 798kg.

O lado ruim de tornar o carro mais curto é diminuir a distância entre o pneu dianteiro e a lateral do carro, onde ficam as tomadas de ar. Esse foi um ponto em que os carros de 2022 eram diferentes entre si (as três primeiras colocadas no campeonato, Red Bull, Ferrari e Mercedes, tinham conceitos distintos) e que será até mais importante em 2023. A tendência é que vejamos mais carros com um vão entre o assoalho e o sidepod, como a campeã mundial tinha desde o primeiro teste com o carro de 2022, para melhorar o fluxo de ar.

O que muda nas regras técnicas da F1 em 2023?

Isso porque as mudanças que fazem o assoalho subir para tentar diminuir os quiques ocorrem principalmente nessa parte mais central do carro.

O pacote de mudanças anti-porpoising tem quatro pontos: as bordas do assoalho foram aumentadas em 15mm. No difusor, a altura da chamada, que fica escondida na parte de baixo do carro, foi aumentada. A rigidez da borda do difusor também aumentou. E um sensor adicional foi colocado para monitorar de forma mais eficaz o movimento que causa os quiques.

Falando em assoalho e difusor, eles seguem sendo fundamentais para a performance dos carros. Mas não os veremos nos lançamentos, apenas nos três dias de testes, entre 23 e 25 de fevereiro no Bahrein. Mesmo o que dá para ver em fotos geralmente é disfarçado nestes eventos de lançamento.

Uma mudança que não tem por que não ser visível nos lançamentos é o aumento dos espelhos retrovisores. A superfície do espelho vai passar de 150 a 200mm, então é algo que dá para perceber visualmente.

zhou silverstone - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Alfa Romeo de Zhou Guanyu virada no GP da Grã-Bretanha
Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Outra mudança na estrutura do santantônio, aquela parte quase triangular que fica acima da cabeça do piloto. O topo agora tem que ser arredondado e haverá um novo teste físico nesta parte do carro para a homologação do chassi. O ponto em que o teste é feito também ganhou uma altura mínima. É tudo uma resposta ao acidente de Guanyu Zhou na largada do GP da Grã-Bretanha, quando essa estrutura cedeu com a violência do impacto quando a Alfa Romeo do chinês capotou.

Falando nas apresentações desta semana, não é de se esperar muita coisa desse lado mais técnico: a Haas costuma apenas divulgar imagens computadorizadas do carro.

E a Red Bull não deve mostrar seu carro na apresentação em evento em Nova York. Na verdade, a grande expectativa é em relação ao anúncio de mais uma parceria dos campeões mundiais com norte-americanos. O time já tem como principal patrocinador a Oracle, que é do país. Mas tem sido ligado à Ford para o projeto da unidade de potência de 2026 desde meados do ano passado.

A temporada 2023 da Fórmula 1 terá um recorde de 23 etapas mesmo com o cancelamento do GP da China, e começa no Bahrein dia 5 de março.

Confira as datas de lançamento dos carros de 2023 da F1

31.01 Haas (online)
03.02 Red Bull (Nova York)
06.02 Williams (lançamento online, mas haverá evento na fábrica do time)
07.02 Alfa Romeo (Zurique)
11.02 AlphaTauri (Nova York)
13.02 Aston Martin (na fábrica em Silverstone) e McLaren (na fábrica em Woking)
14.02 Ferrari (Maranello)
15.02 Mercedes (Silverstone)
16.02 Alpine (Londres)