PUBLICIDADE
Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Funeral de Príncipe Philip faz F1 mudar horários de treinos e classificação

Circuito de Emilia Romagna (Imola) de F1 - Reprodução/@F1
Circuito de Emilia Romagna (Imola) de F1 Imagem: Reprodução/@F1
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

13/04/2021 08h15

A segunda etapa do Mundial de Fórmula 1, que será disputada neste final de semana, na pista de Imola, na Itália, terá mudanças em sua programação oficial por conta do funeral do Príncipe Philip, do Reino Unido. A principal mudança será no horário da classificação, que será às 9h pelo horário de Brasília, uma hora antes do que era previsto.

Isso porque o cortejo do corpo do Duque de Edimburgo está previsto para acontecer a partir das 10h40, horário de Brasília, quando a definição do grid para o GP da Emília Romagna estaria em seus momentos decisivos na programação original.

Com isso, o terceiro treino livre, que também é realizado no sábado, foi adiantado em uma hora, e será disputado entre as 6h e 7h da manhã, sempre pelo horário de Brasília. Isso porque o regulamento prevê que a classificação só pode começar pelo menos 2h depois do final do último treino livre.

Houve mudanças, também, nos horários das duas sessões de pista da sexta-feira: o primeiro treino livre foi adiantado em meia hora e agora será realizado das 6h às 7h da manhã, e o mesmo vai acontecer com a segunda sessão, que vai das 9h30 às 10h30. Estas mudanças têm relação com o regulamento da categoria, segundo o qual a terceira sessão de treinos livres tem de começar pelo menos 19h depois do final da segunda sessão, e os dois primeiros treinos livres precisam estar separados por pelo menos 2h30. Ou seja, a mudança na classificação acabou gerando um efeito cascata no restante da programação do final de semana.

Assim, os novos horários são:

Treino livre 1: 6 às 7h da sexta-feira, 16 de abril
Treino livre 2: 9h30 às 10h30 da sexta-feira, 16 de abril
Treino livre 3: 6 às 7h do sábado, 17 de abril
Classificação: 9 às 10h do sábado, 17 de abril
Corrida: largada às 10h do domingo, 18 de abril

Curiosamente, a Fórmula 1 também estava na Itália na data do funeral da Princesa Diana, em 1997. Na ocasião, o cerimonial acabou pouco antes do início da classificação, e membros do paddock, puxados pelo piloto inglês Damon Hill, fizeram um minuto de silêncio como homenagem.

O horário da corrida, no domingo, segue inalterado: a largada será às 10h da manhã, pelo horário de Brasília. Será a segunda corrida do ano. A primeira, disputada no final de março, no Bahrein, foi vencida por Lewis Hamilton, da Mercedes.