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Mick Schumacher evita empolgação com 1º treino: “Não é muito diferente”

Mick Schumacher fez seu primeiro treino livre na F1 com a Haas em Abu Dhabi - Andy Hone / LAT Images
Mick Schumacher fez seu primeiro treino livre na F1 com a Haas em Abu Dhabi Imagem: Andy Hone / LAT Images

Colunista do UOL

11/12/2020 11h59

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A calma e a maior naturalidade para falar de questões técnicas do carro do que sobre suas sensações já são marcas registradas de Mick Schumacher desde as categorias de base. E não era de se esperar que isso mudasse em seu primeiro treino livre oficial a bordo de um carro de F1 - e que também marcou o início do trabalho dele na Haas, equipe com a qual fará sua primeira temporada na categoria no ano que vem.

Essa oportunidade deveria ter vindo no começo de outubro, no GP de Eifel, mas os treinos livres foram cancelados na ocasião devido às condições do tempo, e o filho de Michael Schumacher e campeão da Fórmula 2 nesta temporada teve de esperar até a última corrida do ano da F1, em Abu Dhabi, para ter a primeira chance de andar em uma sessão oficial.

Perguntado pelo UOL Esporte se a experiência fez com que caísse a ficha de que ele agora é um piloto da F1, Schumacher desconversou.

"É ótimo estar pilotando na Fórmula 1 e estar na pista com ótimos pilotos, mas honestamente não é muito diferente das categorias de base: todos os anos em que eu corri foram muito competitivos em termos da qualidade do grid. É claro que é estranho entrar em uma sessão pela primeira vez sabendo que todo mundo já está acostumado com o carro e você é o cara novo. Mas acho que isso vai mudar para o ano que vem e vou me sentir muito mais estabelecido na minha posição. Fiquei feliz com a sessão. Foi uma experiência e tanto, é muito legal estar de volta em um carro de F1."

Em termos de tempo, é difícil ter uma base de comparação para Schumacher, que vai estrear de vez ano que vem pouco antes de completar 22 anos. No treino em que andou, disputado à tarde no circuito de Yas Marina, ele viu o companheiro Pietro Fittipaldi usar uma configuração de carro completamente diferente, testando um assoalho que já respeita as regras de 2021 da categoria, com redução de cerca de 10% da pressão aerodinâmica, algo que está sendo feito para deixar os carros mais lentos.

"Não estava usando a configuração do ano que vem, já que eu precisava de experiência e precisávamos dos dados para esta corrida", confirmou o alemão, que fez seu melhor tempo em 1min41s325.

Ele acha que poderia ter sido mais rápido, já que teve de lidar com algo inesperado durante sua simulação com pneus macios: o sensor que serve como um dos dispositivos de segurança do carro, enviando os sinais vitais dos pilotos para os médicos, caiu de sua luva. "Não queria jogar para fora do carro, então comprometeu um pouco e é claro que, a cada volta que você já, tem uma redução de performance nos pneus. Mas no final das contas fiquei feliz com a volta com os macios. Quero focar em entender mais sobre os pneus."

Usando a mesma configuração, mas com uma temperatura de pista mais baixa na segunda sessão, algo que ajuda os tempos a caírem significativamente, o titular Kevin Magnussen virou em 1min38s504 e Fittipaldi, em 1min39s027, ambos em simulações de classificação.

Mas Schumacher salientou que sua busca não era por tempos de volta em si. "Qualquer tipo de experiência com o carro é boa forma de me preparar para o ano que vem. Essa sessão foi mais para eu ter um primeiro contato, e o teste de jovens pilotos vai servir para eu aprender mais sobre alguns pontos como simulações de corrida, que são muito importantes, e também largadas. Também vai servir para eu ficar mais acostumado com a equipe e ficar mais familiarizado com o carro."

O teste citado pelo alemão será realizado durante a próxima semana, no circuito de Abu Dhabi.