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Giro da F1: Covid assusta pilotos e o futuro da Red Bull sem motores Honda

Max Verstappen vai para fora da pista logo após a largada do GP da Toscana - Pool/Getty Images
Max Verstappen vai para fora da pista logo após a largada do GP da Toscana Imagem: Pool/Getty Images

Colunista do UOL

05/10/2020 07h28

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A Red Bull dominou o noticiário do final de semana na Fórmula 1 depois que a Honda anunciou que vai sair da categoria - e deixar o time de Max Verstappen e a AlphaTauri sem motores - ao final de 2021. Os japoneses estão descontentes com a insistência da categoria na atual tecnologia de unidades de potência híbridas e vai focar seu investimento em motores elétricos e em células de combustível de hidrogênio.

Como se não bastassem as especulações sobre quem vai fornecer motores para a Red Bull e a AlphaTauri, o consultor dos times, Helmut Marko, admitiu que o coronavírus chegou bem perto de dois de seus pilotos em entrevista publicada neste final de semana, e Max Verstappen aproveitou a folga da F1 para vencer prova de esports em Le Mans.

Marko admite que pessoas próximas a seus pilotos pegaram covid-19

Em uma entrevista ao site austríaco LAOLA1, o consultor da Red Bull comentava sobre a primeira corrida do ano com maior quantidade de público (32 mil ingressos por dia foram colocados à venda no último GP, na Rússia), quando revelou que "tivemos um piloto cuja namorada foi infectada e ele não. E outro estava em uma festa em que três pessoas presentes estavam com covid, e ele também testou negativo."

Marko deu estes exemplos depois de dizer que "não dá para manter essas medidas restritivas", ou seja, não é possível manter a F1 em uma redoma.

Grosjean não se sentiu seguro com fãs na Rússia

Por outro lado, Romain Grosjean relatou que, pela primeira vez na temporada, não se sentiu seguro durante um GP, tanto devido à presença de fãs, quanto pelas regras mais relaxadas na Rússia em relação a grande parte da Europa. "Os garçons não cobrem seus narizes. Havia muitos fãs no hotel, então às vezes dividia o elevador com pessoas que estavam fora da bolha da F1. Não fico muito confortável com isso. Não tenho medo de pegar o vírus temendo por minha saída, mas não quero pegar porque não poderia correr, não poderia fazer meu trabalho. Não fiquei satisfeito com as medidas que o hotel tomou."

Na semana do GP da Rússia, a F1 registrou, de longe, o maior número de infectados até aqui: 10 dos 1822 testes feitos deram positivo. A categoria disse que os casos foram em "profissionais auxiliares", ou seja, empresas terceirizadas e locais.

Renault aberta a fornecer motores para a Red Bull

Voltando às especulações após o anúncio da saída da Honda, o chefe da Renault, Cyril Abiteboul, disse que os franceses estariam abertos a fornecer motores novamente para a Red Bull, em que pese sua relação complicada com os chefes da equipe. Mas o francês afirmou que não recebeu nenhum pedido até agora, e afirmou que a Red Bull "não teria um plano B".

O regulamento diz que, no caso de uma ou mais equipes ficarem sem fornecedor de motores, quem tiver o menor número de clientes tem a obrigação de fornecer seu equipamento. Mas isso só entraria em vigor na segunda metade de 2021, então é possível que duas montadoras (Renault e Ferrari) tenham o mesmo número de clientes até lá. Isso porque a Renault negocia com as duas clientes da Ferrari (Alfa Romeo e Haas) para vender sua unidade de potência, que é melhor que a italiana, para um deles. E também existe a possibilidade, como Abiteboul salientou, de a Red Bull encontrar outra solução.

Honda mira em vencer campeonato com Red Bull em 2021

Pelo menos a Honda deixou claro que não vai abandonar o projeto da F1 agora que decidiu sair da categoria. O CEO Takahiro Hachigo disse que a montadora seguirá investindo. "Ainda temos sete corridas para o final da temporada. E, ano que vem, temos outra temporada e vamos fazer o máximo possível para ganhar."

Verstappen vence corrida virtual em Le Mans

De folga da Fórmula 1 e logo depois de comemorar os 23 anos na quarta-feira, Max Verstappen se juntou a Jonas Wallmeier no time Redline de esports e venceu o iRacing Petit Le Mans. Foi Max que fez a classificação, em quinto lugar, mas pulou para segundo já na largada. O time de Verstappen assumiu a liderança depois de adotar a estratégia de colocar menos combustível na parada nos boxes, e venceu. Ano passado, o piloto da Red Bull, que costuma participar deste tipo de evento, rodou quando lutava pela liderança.