Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Leclerc domina os treinos livres e Verstappen tem dificuldades em Imola

A Ferrari fechou o primeiro dia de atividades para o GP da Emilia Romagna na frente, com Charles Leclerc liderando as duas sessões desta sexta-feira em Imola. A equipe está trazendo uma série de novidades, no primeiro pacote extenso de atualizações do carro em 2024. A também atualizada McLaren de Oscar Piastri (que agora tem todas as peças que estavam no carro do vencedor do GP de Miami, Lando Norris), ficou em segundo lugar.

E as dificuldades de Max Verstappen, que saiu da pista duas vezes no primeiro treino livre e vem brigando com o carro neste fim de semana, continuam. A Red Bull fez várias mudanças no carro para tentar contornar a falta de equilíbrio entre a dianteira e traseira, mas, embora ele tenha conseguido ficar dentro da pista desta vez, continuou reclamando. "Não sei, cara. De uma hora para a outra eu tenho aderência na traseira e quase rodo", reclamou o líder disparado do mundial ao engenheiro de pista, Gianpiero Lambiase.

Curiosamente, a equipe B da Red Bull, que tem várias peças parecidas com as do time principal, andou bem por todo o dia. Yuki Tsunoda fez o terceiro melhor tempo na pista que fica a apenas 15 minutos da fábrica da RB, antiga Minardi, em Faenza.

As Mercedes, que também trouxeram novidades, vieram logo em seguida, desta vez com Lewis Hamilton à frente de George Russell, e Verstappen foi apenas o sétimo, logo à frente de seu companheiro, Sergio Perez.

O que pode ser interessante para a classificação deste sábado, a partir das 11h da manhã, pelo horário de Brasília, é que alguns pilotos conseguiram melhorar seus tempos na segunda volta lançada com o mesmo pneu. Isso já era algo notado nas categorias de base, e tem a ver com o asfalto pouco abrasivo.

Por outro lado, vários pilotos se viram atrapalhados pelo trânsito, o que também pode ser um complicador na estreita pista de Imola, principalmente na primeira parte da classificação.

O que é certo neste primeiro dia de atividades é que será um daqueles finais de semana em que a Red Bull, que vem dominando a Fórmula 1, não tem um caminho tranquilo desde a primeira sessão de treinos livres. Isso geralmente acontece em pistas onduladas, como é o caso de Imola, em que eles não conseguem andar com o carro tão próximo ao solo, gerando essas inconsistências relatadas por Verstappen por todo o dia.

A Red Bull mostrou algumas vezes nos últimos anos que tem uma operação muito forte de pista e conseguiu contornar outras sextas-feiras difíceis como esta. Mas também é verdade que Ferrari e McLaren vêm crescendo e estão em uma posição melhor agora do que nas últimas duas temporadas de aproveitar esse tipo de chance.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes