Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Verstappen vai na brita duas vezes e Leclerc lidera treino livre em Imola

Charles Leclerc foi o mais rápido em uma primeira sessão de treinos livres complicada na pista de Imola. George Russell, da Mercedes, foi o segundo, e Carlos Sainz, também da Ferrari, foi o terceiro, na primeira vez que a Scuderia andou em uma sessão oficial com seu primeiro extenso pacote de mudanças da temporada.

Eles não eram os únicos. Com todas as equipes trazendo atualizações para a primeira corrida da temporada europeia, o treino livre começou com muitos carros usando grades para medir os fluxos de ar do carro e comprovar se as novas peças estavam funcionando.

Mas foi quando essas grades foram retiradas e os pilotos começaram a forçar mais o ritmo que as dificuldades começaram a aparecer. O asfalto de Imola está bastante ondulado, o que torna difícil andar com o carro tão baixo quanto as equipes gostariam. Pierre Gasly, que está correndo com um capacete muito semelhante ao de seu ídolo Ayrton Senna, chegou a dizer que o acerto escolhido em relação à altura foi o "pior de toda a temporada".

Mesmo Max Verstappen estava reclamando que a traseira do carro ficava batendo no solo na entrada de algumas curvas, o que fazia com que ele perdesse estabilidade.

Não demorou para alguém ir um pouco longe demais. Alex Albon atacou demais a zebra e rodou, ficando parado na área de escape e causando uma bandeira vermelha pouco antes da metade da sessão de uma hora.

As duas RB, de Ricciardo e Tsunoda, deram passeios na brita e Lewis Hamilton chegou a rodar. Verstappen foi outro que vinha andando muito rápido com pouco menos de seis minutos para o final da sessão e perdeu o controle do carro na freada. O holandês voltou à pista mais uma vez e vinha, novamente, fazendo o melhor primeiro setor, quando saiu da pista novamente e foi parar na brita.

As equipes agora têm 2h30 para acertar seus carros para a segunda sessão de treino livre, que é mais representativa por ser realizada em um horário mais semelhante à classificação e à corrida. O segundo treino livre começa ao meio-dia pelo horário de Brasília.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes