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Renault quer que Mercedes rosa perca todos os pontos por irregularidade

Chefe da equipe Renault, Cyril Abiteboul - Dan Istitene/Getty Images
Chefe da equipe Renault, Cyril Abiteboul Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Colunista do UOL

14/08/2020 10h40

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Depois de ganhar o protesto e comprovar irregularidades nos dutos de freio traseiros do carro da Racing Point, que ficou conhecida como Mercedes Rosa tamanha a semelhança com o carro dos hexacampeões do ano passado, a Renault deixou claro que não vai parar por aí: os franceses, assim como a Ferrari, já apelaram da decisão da FIA de tirar 15 pontos e impor uma multa de mais de 2.5 milhões de dólares, e vão atrás de excluir todos os resultados e pontos da equipe no ano.

A grande bronca da Renault é o fato de, na decisão, a FIA ter reconhecido que não pode considerar que a Racing Point foi quem desenhou seus dutos de freio traseiros, algo que é contra o regulamento, mas vai permitir que eles continuem usando a peça até o final da temporada.

O chefe da Renault, Cyril Abiteboul, lembrou que sua equipe teve os resultados do GP do Japão excluídos ano passado e teve de mudar seu carro, após uma reclamação que veio, inclusive, da própria Racing Point, sobre um sistema que ajudava os pilotos a equilibrar o diferencial do carro.

"Estamos esperando uma sanção consistente com outras que vimos no passado. A mais recente foi ano passado, quando fomos considerados culpados por algo que estava no regulamento esportivo, e não técnico, e fomos excluídos do evento, perdendo todos os pontos. Não houve nenhum desconto para a Renault. Não sei por que deveria haver qualquer desconto para a Racing Point."

Na decisão da FIA, a Racing Point perdeu 15 pontos, referentes ao primeiro dos três protestos que a Renault fez, nos GPs da Estíria, Hungria e Grã-Bretanha. Então, apesar de ter sido considerada culpada, a Racing Point continua usando exatamente o mesmo carro e escapou de punição em pontos nos últimos resultados que foram protestados. E as equipes recebem porções do dinheiro vindo dos direitos comerciais dependendo de sua posição no campeonato.

"Estamos vendo a possibilidade de que, em 10 corridas, eles vão receber só uma advertência pelo carro. É uma situação estranha", continuou Abiteboul."Gostaríamos que ficasse mais claro. Não necessariamente que eles seriam excluídos da temporada mas, do ponto de vista da comunicação, precisamos entender como um carro que está fora do regulamento pode receber só uma advertência e ainda assim ganhar pontos. Achamos isso meio estranho."

Curiosamente, a Racing Point também decidiu apelar da decisão por acreditar que o duto de freio é, sim, desenhado pela equipe. Trata-se de um caso complicado porque, no caso desta peça especificamente, era possível comprar os dutos prontos até o ano passado, e a Racing Point comprava-os da Mercedes. Então, eles conheciam a fundo a peça mas, ainda assim, teriam que fazer seu próprio projeto para este ano devido a uma mudança no status dos dutos de freio. O time segue assegurando que eles fizeram isso, ainda que a FIA tenha dito que não há "diferenças significativas" entre os dutos deles e os da Mercedes.

"Fomos completamente transparentes e abertos com a FIA ao longo do processo de checagem dos dutos e do restante do carro. Eles concluíram que essa regra dos dutos era ambígua e pouco clara. É por isso que estamos apelando e estamos muito confiantes de que vamos ganhar."

O julgamento dos apelos é mais jurídico do que técnico, uma vez que é feito pela Corte Internacional de Apelos. Ainda não há previsão de quando o assunto será discutido.