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Mercedes pode ter de se explicar sobre cópia da Racing Point, crê rival

Nico Hulkenberg, da Racing Point, durante o GP de Silverstone - Frank Augstein/Pool via Getty Images
Nico Hulkenberg, da Racing Point, durante o GP de Silverstone Imagem: Frank Augstein/Pool via Getty Images

Colunista do UOL

11/08/2020 04h00

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O caso da punição à Racing Point por ter copiado os dutos de freio traseiros do carro de 2019 da Mercedes pode acabar causando problemas para os hexacampeões mundiais. Pelo menos é isso que o chefe da Red Bull, Christian Horner, levantou após quatro equipes (Renault, McLaren, Williams e Ferrari) decidirem apelar da decisão inicial da Federação Internacional de Automobilismo. Mesmo considerando a Racing Point culpada, a FIA puniu o time com uma multa de mais de 2,5 milhões de reais e a perda de 15 pontos, mas permitiu que a equipe, cujo carro é tão parecido com o da Mercedes que ficou conhecido como Mercedes rosa, continuasse usando a peça.

A Red Bull não está entre as equipes que indicaram que vão questionar judicialmente a decisão, mas isso não quer dizer que o time não está bastante interessado em entender o que vai acontecer. Tanto, que Horner foi flagrado pelas câmeras em uma conversa no paddock dizendo que "é importante que a Renault [autora dos protestos] continue forçando." E são dois os motivos para isso: caso a FIA permita que as equipes tenham uma colaboração mais estreita, isso significa que o carro da AlphaTauri, que também é de propriedade da Red Bull, pode ser bem mais parecido com o do time principal. E, no caso de a Racing Point ser considerada culpada, eles também vão entender se a própria Mercedes está fazendo algo errado.

"Nós queremos que tudo seja totalmente esclarecido. Obviamente, a posição da Red Bull é única, já que somos 100% donos de dois times, então para nós é importante ter um quadro mais amplo: não é só uma questão de dutos de freio, mas sim o que é filosoficamente permitido", disse Horner.

"Em relação à Mercedes, há algumas perguntas a se fazer porque se uma equipe é considerada culpada por receber, então pode ser que o time que está provendo essas informações também possa estar agindo fora do regulamento."

Entre as descobertas do processo da Renault contra a Racing Point estão o fato de a Mercedes ter cedido dutos de freio para sua cliente no início de janeiro, depois que a peça já tinha mudado de status entre algo que pode ser comercializado entre as equipes, e algo que precisa ser desenhado por cada time. Como os dutos não chegaram a ser usados, a FIA não considerou isso uma quebra de regulamento, mas gerou a desconfiança entre os rivais de que a Mercedes pode não ser tão inocente como o chefe Toto Wolff vem dizendo. O austríaco disse que, se eles quiserem, a Mercedes está disposta a se defender oficialmente.

"Não recebemos nenhum protesto. Não fizemos nada de errado e acredito fortemente que a Racing Point não fez nada errado. Acredito que, se esse caso chegar na Corte Internacional de Apelações, é um caso que tem pilares bastante sólidos", disse Wolff.

"Obviamente, nossa reputação é muito importante, mas ela está intacta. Se alguém acha que fizemos algo errado, eles deveriam protestar e iríamos para o júri sem problemas."

A Fórmula 1 faz sua sexta etapa em sete finais de semana na Espanha, neste domingo. A Mercedes domina o campeonato de equipes e Lewis Hamilton é o líder entre os pilotos, com 30 pontos de vantagem para Max Verstappen, da Red Bull.