PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Pole Position


Com Hulk no lugar de Perez, Verstappen lidera 1º treino em Silverstone

Max Verstappen durante os treinos livres do GP da Grã-Bretanha - Frank Augstein/Pool via Getty Images
Max Verstappen durante os treinos livres do GP da Grã-Bretanha Imagem: Frank Augstein/Pool via Getty Images
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

31/07/2020 08h30

O primeiro treino livre para o GP da Grã-Bretanha, quarta etapa do campeonato 2020 da Fórmula 1, ficou marcado pelo retorno de Nico Hulkenberg às pistas depois de quase oito meses, depois que o alemão foi chamado às pressas para substituir Sergio Perez, que testou positivo para coronavírus e está em isolamento. A sessão foi liderada por Max Verstappen, da Red Bull, com o tempo de 1min27min422. O líder do campeonato, Lewis Hamilton, foi o segundo com a Mercedes, 0s474 atrás de Verstappen, e Lance Stroll, da Racing Point, foi o terceiro, a 0s582 do líder.

A sexta-feira em Silverstone foi marcada pelo forte calor. A temperatura do ar passou dos 32ºC e a temperatura da pista beirou os 46ºC, no que promete ser o dia mais quente do ano no Reino Unido, segundo as previsões locais. Isso também significa que as temperaturas devem estar bem mais baixas para a classificação, no sábado, e a corrida, no domingo, ou seja, o que as equipes estudarem hoje em termos de comportamento dos pneus e estratégia de pouco vai servir para o final de semana, caso a previsão se confirme.

Mas, para Hulkenberg, que fechou em nono lugar, a sessão foi mais do que proveitosa: o alemão tinha pilotado um F1 pela última vez no GP de Abu Dhabi do ano passado, pela Renault, e foi chamado às pressas para o lugar de Perez, cujo teste para coronavírus deu positivo na quinta-feira. Ele não teve a entrada permitida no paddock e está em isolamento, respeitando as regras locais. Como deve ficar por 10 dias isolado, Perez também deve perder a segunda corrida de Silverstone, no próximo final de semana.

Em seu retorno, Hulkenberg demonstrou sentir dificuldades com o assento preparado para ele de última hora. O piloto, que é 11cm mais alto que Perez, pediu para retornar aos boxes depois de algumas voltas por um motivo inusitado: "Posso parar um pouco? O lado direito da minha nádega está ficando adormecido", disse ele.

Quem não teve um bom início de final de semana de GP da Grã-Bretanha foi Sebastian Vettel. A Ferrari descobriu um problema na unidade de potência de seu carro e ele sequer marcou tempo. O time agora corre contra o tempo para deixar o carro pronto para a segunda sessão, que começa às 11h da manhã, pelo horário de Brasília.

Confira a classificação do treino livre em Silverstone:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min27s422
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - +0s474
3º Lance Stroll - (CAN/Racing Point) +0s582
4º Alex Albon - (TAI/Red Bull) +0s707
5º Charles Leclerc (MON/Ferrari) - +0s799
6º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) - +1s097
7º Esteban Ocon (FRA/Renault) - +1s137
8º Daniel Ricciardo (AUS/Renault) - +1s153
9º Nico Hulkenberg (ALE/Racing Point) - +1s170
10º Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri) - +1s446
11º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) - +1s487
12º Carlos Sainz (ESP/McLaren) - +1s566
13º Lando Norris (ING/McLaren) - +1s568
14º Kevin Magnussen (DIN/Haas) - +2s110
15º Romain Grosjean (FRA/Haas) - +2s154
16º Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) - +2s324
17º George Russell (ING/Williams) - +2s477
18º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo) - +2s503
19º Nicholas Latifi (CAN/Williams) - +3s281
20º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - sem tempo

Pole Position