Topo

Pole Position

De Barrichello a marca de 55 anos: 5 recordes da F1 que podem cair em 2020

Com mais oito vitórias, Hamilton se tornará o maior vencedor da história -
Com mais oito vitórias, Hamilton se tornará o maior vencedor da história

Colunista do UOL

30/06/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A temporada da Fórmula 1 vai começar neste final de semana, com o GP da Áustria, e por enquanto só tem oito etapas confirmadas. Espera-se que mais corridas sejam anunciadas nos próximos dias mas, mesmo com um campeonato menos extenso que os 22 GPs que estavam programados antes do coronavírus, vários recordes importantes estarão em jogo ao longo dos próximos seis meses. Inclusive o de maior número de largadas, atualmente de Rubens Barrichello.

Confira quais as marcas mais importantes que podem cair em 2020:

Maior vencedor da história

Quando Michael Schumacher chegou a 91 vitórias na carreira, em 2006, ninguém imaginava que seria uma marca alcançável um dia. Afinal, ele venceu 40 corridas a mais que o segundo colocado na lista, Alain Prost. Porém, sendo o único piloto a vencer pelo menos uma prova em todas as temporadas que disputou, e aproveitando também o domínio da Mercedes, como Schumacher tinha feito com a Ferrari, e o aumento do número de provas nos últimos anos, Lewis Hamilton está bem próximo: com mais oito vitórias, ele se tornará o piloto mais vitorioso da história da F1. Junte-se a isso os cinco pódios que faltam para Hamilton superar os 155 de Schumacher o fato de ele já ser o recordista de poles, e fica claro que 2020 pode ser um ano muito importante para o inglês.

Mais largadas na história

barrichello honda - Bryn Lennon/Getty Images - Bryn Lennon/Getty Images
Barrichello bateu o recorde de maior número de largadas quando ainda estava na Honda, em 2008
Imagem: Bryn Lennon/Getty Images

Se a temporada da F1 não tivesse sofrido uma série de cancelamentos e adiamentos devido ao coronavírus, o recorde de Rubens Barrichello de maior número de largadas na Fórmula 1 seria quebrado neste final de semana, no GP da Áustria. Isso porque a prova do Red Bull Ring seria a 11ª do campeonato e piloto mais próximo de Rubinho, Kimi Raikkonen está a 10 provas de igualar seu feito (313 contra 323). Como a temporada deve ter mais que 11 provas, o recorde deve cair em 2020, ano que Raikkonen já disse ter grandes chances de ser seu último na categoria. Barrichello construiu sua carreira de 1993 a 2011, enquanto Raikkonen fez sua primeira corrida em 2001, tendo ficado de fora por dois anos.

Maior número de 'GPs perfeitos'

Lewis Hamilton terá a chance de ao menor igualar um recorde que nem Schumacher conseguiu superar: os 8 grand chelem conquistados por Jim Clark nos anos 1960. Trata-se de um resultado perfeito, ou seja, pole position, melhor volta e vitória liderando todas as voltas da corrida. Hamilton tem, até aqui, seis grand chelem, contra cinco de Schumacher e quatro de outros grandes pilotos da história, como Ayrton Senna e Jackie Stewart. Mas há um detalhe na marca do "escocês voador" que é quase imbatível: quase um terço de todas as suas vitórias (8 de 25) foram resultados perfeitos.

Campeão mais jovem da história

verstappen - Eva Plerier/Reuters - Eva Plerier/Reuters
Max Verstappen tem a última chance de ser o campeão mais jovem da história
Imagem: Eva Plerier/Reuters

Mas nem tudo é Lewis Hamilton e a Mercedes em termos de recordes. A temporada 2020 é a última oportunidade de Max Verstappen, que é o vencedor de GP mais jovem, se tornar, também, o campeão mais jovem da história. A marca a ser batida é de Sebastian Vettel, que ganhou seu primeiro título, em 2010, aos 23 anos e 134 dias. Outro piloto que corre por uma equipe grande e também tem a chance apenas neste ano de se tornar o campeão mais jovem da história é justamente o companheiro de Vettel, Charles Leclerc. Tanto Leclerc, quanto Verstappen, fazem 23 anos na segunda metade do ano.

Time mais vencedor da história

A equipe da Mercedes já pode ser considerada a mais vencedora da história, se considerados os 12 títulos no total, de pilotos e construtores, basicamente com um mesmo grupo de pessoas. Mas se os alemães chegarem ao sétimo título seguido de construtores neste ano, isso significa que eles vão ter passado a marca da Ferrari, campeã entre as equipes de 1999 a 2004.

O GP que marca a abertura da temporada, na Áustria, tem largada às 10h10 da manhã deste domingo, pelo horário de Brasília. As primeiras atividades serão nesta sexta-feira, com os treinos livres.